Covid-19: Disponível autoagendamento de vacinação para pessoas com 27 ou mais anos

As pessoas com 27 ou mais anos já podem agendar a vacinação contra a covid-19 na plataforma de autoagendamento da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Esta possibilidade, para a toma da primeira dose, ficou acessível esta segunda-feira depois de no domingo ter sido aberta a vacinação a pessoas entre os 18 e os 29 anos.

A modalidade de autoagendamento, no entanto, só está acessível a partir dos 27 anos.

O autoagendamento permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de um maior número de vacinas recebidas por Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 anos.

Segundo o mais recente relatório semanal da vacinação divulgado pela DGS, 5.335.683 pessoas já receberam pelo menos uma dose e 3.295.132 têm a vacinação completa, o que representa 32% da população.

Em Portugal, desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, morreram 17.117 pessoas e foram registados 890.571 casos de infeção, de acordo com o mais recente boletim da DGS.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.


Conteúdo Recomendado