Covid-19: Biblioteca Municipal da Guarda promove iniciativa poética ‘online’

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) da Guarda está a promover uma iniciativa poética ‘online’ para “ajudar a salvar um pouco da beleza dos dias” marcados pela pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

A Câmara Municipal da Guarda refere em comunicado que a BMEL, tal como outros equipamentos culturais municipais, “está a promover na sua página de Facebook diversas iniciativas com o objetivo de chegar aos seus leitores nesta altura de isolamento devido à pandemia por covid-19″.

A iniciativa da BMEL designa-se “Poemas do Alto Desassossego” e tem a coordenação de Daniel Rocha (professor, poeta, escritor, autor, encenador e dramaturgo).

Segundo a fonte, com esta atividade, a entidade promotora “pretende fazer com que a poesia e os poetas se ouçam desde o ponto mais alto de Portugal”.

“Assim, um grupo de poetas espalhado um pouco por todo o distrito da Guarda juntou-se para dizer a sua poesia e a de alguns dos seus poetas preferidos, partilhando-a com todos os que se encontram recolhidos nestes tempos de isolamento”, lê-se.

A autarquia refere na nota publicada na sua página oficial da internet que, “tal como noutros tempos em que o ar da Guarda ajudou a salvar tantas vidas [alusão ao antigo Sanatório Sousa Martins, inaugurado em 18 de maio de 1907 pelo rei Dom Carlos I e pela rainha Dona Amélia, instituído pela Assistência Nacional aos Tuberculosos], também esta iniciativa poética pretende ajudar a salvar um pouco da beleza dos dias”.

De acordo com a fonte, em “Poemas do Alto Desassossego”, da BMEL, “a poesia e os seus ‘dons terapêuticos'” chegam ao público pelas vozes de Daniel Rocha, José Manuel Monteiro, Maria Afonso, Alexandre Gonçalves, Susana Augusto, Carlos Carvalheira e João Rebocho.

Para além desta ação relacionada com a poesia, a BMEL tem dinamizado outras iniciativas nas suas plataformas digitais, como “Guardenses ilustres no mundo das letras”, “Na Guarda doutras eras”, “Curiosidades da imprensa local”, escrever a partir de uma ilustração, sugestões de livros para folhear ‘online’ e histórias contadas pelos seus técnicos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal contabiliza 989 mortos associados à covid-19 em 25.045 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar hoje as medidas para continuar a combater a pandemia.

Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.


Conteúdo Recomendado