Cortejo de cavaleiros hoje no “Muralhas com História”

Hoje, o mercado e restantes atividades abrem pelas 12h00, realizando-se ao longo do dia torneios a cavalo e a pé, danças, concertos de música medieval e um espetáculo de fogo ao luar.

A aldeia histórica de Sortelha, no Sabugal, recebe até domingo, 18 de setembro, o evento “Muralhas com História”, que evoca o período da sua fundação e com o qual a organização pretende atrair visitantes nacionais e espanhóis.


Segundo a autarquia do Sabugal, que organiza o evento após uma paragem de dois anos devido à pandemia, a 10.ª edição de “Muralhas com História” pretende “evocar o período histórico que coincide com a fundação medieval de Sortelha, com principal foco no Reinado de Dom Sancho II que, em 1228, lhe outorga foral (fundação da vila e construção da muralha)”.


De acordo com a autarquia, o programa inclui recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais, animação (acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval) e animação infantil (jogos medievais e acampamento infantil).


O “Muralhas com História” teve início ontem com a abertura oficial do mercado e com um cortejo em honra do rei Dom Sancho II.


Hoje, o mercado e restantes atividades abrem pelas 12h00, realizando-se ao longo do dia torneios a cavalo e a pé, danças, concertos de música medieval e um espetáculo de fogo ao luar.


O evento termina no domingo, pelas 21h30 com o encerramento oficial do mercado, não sem antes ter lugar um cortejo de cavaleiros, torneio de armas a pé e a cavalo e o cortejo e espetáculo de encerramento com apresentação de todos os grupos de animação e recriação que fizeram parte desta iniciativa.


A organização adiantou que à chegada a Sortelha assegura o transporte dos visitantes, de 15 em 15 minutos, aproximadamente, entre os parques de estacionamento (Corredoura – P1) e (Campo da Bola – P2) e a entrada no centro histórico.


O evento é promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, a Junta de Freguesia de Sortelha e as associações locais.


Programa
Sábado (17 de setembro)

12h00/00h00 – Mercado, tabernas, exposições, recriação de ofícios e vivências e animação itinerante pera cá e pera lá – acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval.
12h30 – Sabores d’outrora nas Tabernas do Burgo.
14h30 – Animação de Rua/Teatro Cómico.
17h30 – Cortejo de Cavaleiros e outras gentes pelas ruas do burgo até à Liça (Porta da Vila).
18h00 – Torneio de Armas a pé e a cavalo (Liça – Fora de Muralhas).
19h00 – Danças e Folguedos (Largo do Boas Vindas).
20h00 – Sabores d’outrora nas Tabernas do Burgo.
21h30 – Sons Medievais junto ao Castelo – concerto (Palco – Largo do Pelourinho).
23h30 – Espetáculo de fogo ao luar (Largo do Corro).
00h00 – Encerramento do Mercado.


Conteúdo Recomendado