Consumo de gasóleo aumenta 7,7% e gasolina sobe 5,9% em abril

Os consumos de gasóleo e de gasolina em abril aumentaram 7,7% e 5,9%, respetivamente e face a abril de 2014, acentuando a tendência de crescimento da procura registada desde o início do ano.

De acordo com a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), nos primeiros quatro meses do ano o consumo de gasóleo aumentou 4,8% e o de gasolina 2,2%, face ao período homólogo.

No mês em que a comercialização de combustíveis simples passou a ser obrigatória em todos os postos, o consumo mensal de combustíveis rodoviários aumentou 7,4% face ao mês homólogo.

Já o preço médio de venda ao público do gasóleo e gasolina, em Portugal, diminuiu 10% e 3%, respetivamente, entre a média janeiro de 2014 e a média de abril de 2015, refere o relatório da ENMC.

No mesmo período, a cotação do gasóleo rodoviário e do FAME (biocombustível) sofreram uma diminuição, verificando-se um aumento do ‘spread’ de 0,8%, que se traduz numa variação positiva de 2,2 euros por metro cúbico.

A margem bruta diminuiu 3,2 e 2,0 cêntimos para o gasóleo e gasolina, respetivamente, que correspondem a uma diminuição de 18% no gasóleo e 2% na gasolina.


Conteúdo Recomendado