Confirmam-se as piores expectativas para os produtores de leite em Setembro

A maioria dos produtores de leite portugueses foi já informada da baixa de mais um cêntimo por litro de leite vendido à indústria a partir de um de Setembro. Em sentido inverso, muitos produtores tomaram conhecimento da subida de dois cêntimos por Kg de ração para alimentação dos animais para o mesmo mês. Esta é […]

A maioria dos produtores de leite portugueses foi já informada da baixa de mais um cêntimo por litro de leite vendido à indústria a partir de um de Setembro. Em sentido inverso, muitos produtores tomaram conhecimento da subida de dois cêntimos por Kg de ração para alimentação dos animais para o mesmo mês.

Esta é uma situação incompreensível e insustentável economicamente que está deixar os produtores revoltados, indignados e desiludidos.

Apesar das boas intenções manifestadas por todos os intervenientes da cadeia de valor e Governo, o facto é que o leite já baixou 3,5 cêntimos por litro em sentido inverso aos custos com a alimentação animal que subiram.

A dura realidade é que não temos tempo para aguardar pelos resultados de propostas legislativas que o Governo prometeu apresentar em Setembro. Entre a apresentação, debate, aprovação, promulgação, publicação e regulamentação passará demasiado tempo, aumentarão as dívidas e fecharão as portas muitas explorações. Assim:

– Face à subida vertiginosa dos custos de produção nos últimos meses, propomos que a Senhora Ministra da Agricultura e o Ministro da Economia, com o patrocínio do Primeiro-ministro, promovam, com carácter de urgência, negociações extraordinárias entre a indústria e a distribuição para actualizar o preço ao produtor para um nível superior aos custos de produção;

– Desafiamos também os responsáveis das várias associações agrícolas, cooperativas, indústria e distribuição a pronunciarem-se publicamente sobre a situação actual dos produtores e a avançarem com propostas concretas e positivas para a sobrevivência da produção de leite em Portugal.

Sim à partilha de esforços e valores; Não à asfixia da produção!

29 de Agosto de 2012

Associação dos Produtores de Leite de Portugal

Fonte: Agroportal


Conteúdo Recomendado