Conferência sobre Rui de Pina na Biblioteca Municipal da Guarda

Fonte: http://www.mun-beira.pt/index.asp?idedicao=5

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) promove na quinta-feira, às 18 horas, a conferência “Quem foi Rui de Pina?”, que será proferida por Alexandre da Costa Luís, professor da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.

Segundo a organização, o orador irá “procurar explicar quem foi Rui de Pina (1440-1522) e qual é o seu lugar na história portuguesa, lançando, para isso, um olhar sobre a vida e a obra desta figura, natural da Guarda, e analisando algumas das questões mais polémicas”.

A BMEL está a dedicar o mês de fevereiro a Rui de Pina, que foi escrivão, notário público, agente diplomático e cronista.

Sobre Rui de Pina

Ao serviço de D. João II, foi incumbido de várias missões diplomáticas, de entre as quais se destaca a representação dos interesses portugueses em Barcelona, após a viagem de descoberta de Colombo.

Foi nomeado cronista-mor do reino, guarda-mor da Torre do Tombo e da livraria régia por D. Manuel, em 1497.

Escreveu as crónicas de vários reis, entre os quais D. Sancho I, D.Afonso II, D.Sancho II, D.Afonso III, D.Dinis, D.Afonso IV, D.Duarte, D.Afonso V e D.João II, adotando um ponto de vista que exaltava os feitos dos monarcas.




Conteúdo Recomendado