Conferência “A Europa de Montaigne” hoje na BMEL

O Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores” hoje, dia 11, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

No âmbito do Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores”, a Câmara Municipal da Guarda, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, e a Comissão Executiva da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 organizam amanhã, dia 11 de outubro, às 17h30, a conferência “A Europa de Montaigne”, tendo como oradora Clara Rocha, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa.

O Ciclo de Conferências será promovido ao longo do presente ano, onde serão realizadas as seguintes conferências: “A Europa e a guerra na literatura. De Homero à atualidade”, por Andrea Molesini (Itália), a 8 de novembro e, por último, “Fernando Pessoa e a Europa”, por Maria Irene Ramalho, a 18 de dezembro.

Sobre Clara Rocha

Clara Rocha tem dedicado a sua atividade académica ao estudo da Literatura Portuguesa do século XX. Da sua obra ensaística destacam-se os seguintes livros: O Espaço Autobiográfico em Miguel Torga (1977), Os “Contos Exemplares” de Sophia de Mello Breyner (1978), Revistas Literárias do Século XX em Portugal (1985), O Essencial sobre Mário de Sá-Carneiro (1985; 2ª ed. revista e aumentada, 2017), Máscaras de Narciso. Estudos sobre a Literatura Autobiográfica em Portugal (1992), Miguel Torga – Fotobiografia (2000; 2ª ed., 2018), O Cachimbo de António Nobre e Outros Ensaios (2003, Prémio de Ensaio do PEN Clube e Grande Prémio de Ensaio da A.P.E.) e O Essencial sobre Michel de Montaigne (2015, Prémio Jacinto do Prado Coelho).

Tem colaborado com artigos de crítica literária em revistas e jornais, dicionários de Literatura e volumes científicos internacionais. Em 2004, foi professora convidada na Sorbonne.

Em 2011, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, organizou a antologia “A Caneta que Escreve e a que Prescreve”, com a colaboração de Teresa Jorge Ferreira.




Conteúdo Recomendado