Lacticínios do Sabugal em destaque na Feira Nacional do Leite e do Bovino Leiteiro
O queijo Quinta da Cabreira, da Lactibar – Lacticínios do Sabugal, SA, foi o vencedor, na categoria de queijo de cabra – cura prolongada, do concurso “Melhor Queijo”, promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), em colaboração com a AveiroExpo – Parque de Exposições de Aveiro.
A iniciativa decorreu a 27 e 28 de Outubro, em Aveiro, no âmbito da FRILAC – Feira Nacional do Leite e do Bovino Leiteiro. Na mesma categoria, recebeu uma Menções Honrosa, o queijo Serra da Malcata, da Meimoacoop – Coop. Agríc. Desenv. Rural e S. Social, CRL. Na categoria “Requeijão”, a empresa de Seia, da Queijos Lagos – Queijos e Derivados, Lda também recebeu uma Menção Honrosa. Foram vencedores nas várias categorias: Queijo fresco – Montiqueijo, da Montiqueijo – Queijos de Montemuro, Lda; Requeijão – Vitor Fernandes, da Vitor Fernandes – Queijaria Artesanal, Lda; Queijo flamengo – Trevo, da Lacticinios Halos, SA; Queijo de vaca – Navegador, da Insulac – Produtos Lácteos Açoreanos, SA; Queijo de vaca (cura prolongada) – São Miguel (cura 9 meses), da Unileite; Queijo de cabra – Palhais Rústico, da Queijo Saloio – Industria de Lacticínios; Queijo de cabra (cura prolongada) – Quinta da Cabreira, da Lactibar – Lacticínios do Sabugal, SA; Queijo de ovelha – Vitor Fernandes, da Vitor Fernandes – Queijaria Artesanal, Lda; Queijo de ovelha (cura prolongada); Sabores da Idanha (Velho), da Coop. Prod. Queijo da Beira Baixa, CRL; Queijo de mistura – Queijos Braz, da Braz e Irmão, Lda; Queijo de mistura (cura prolongada) – Três Igrejas (Seis Meses), da Queijo Saloio – Industria de Lacticínios, SA Apresentaram-se, às onze categorias a concurso (queijo fresco, requeijão, queijo flamengo, queijo de vaca, queijo de vaca cura prolongada, queijo de cabra, queijo de cabra cura prolongada, queijo de ovelha, queijo de ovelha cura prolongada, queijo de mistura, queijo de mistura cura prolongada), 141 queijos provenientes de cinquenta diferentes empresas, espalhadas pelo continente e regiões autónomas, mostrando a diversidade e qualidade da produção queijeira nacional, que se alarga bem para lá dos produtos tradicionais que ostentam as denominações de origem protegidas por regulamentação comunitária.
Relativamente a 2010, os crescimentos são notáveis: mais 45% de queijos a concurso, enquanto as empresas participantes aumentaram em 35%. Um júri composto por vinte provadores, das mais diferentes origens e com formações variadas, combinando especialistas, técnicos e consumidores, provou – de forma cega – todos os queijos apresentados a concurso, avaliando-os, de forma objectiva e independente, através de uma cuidada grelha, relativamente a parâmetros como o sabor, a textura, o aroma, o odor ou o seu aspecto ao corte e revestimento exterior.
A entrega de prémios do concurso, integrada na cerimónia de encerramento daquela Feira, foi aproveitada para lançar outro evento relacionado com este produto: os Três Dias com Queijo, uma mostra dirigida a apreciadores e consumidores, que decorrerá em Vila Nova de Gaia no próximo mês de Abril. Aveiro acolherá a edição 2012 do “Melhor Queijo”, edição que apresentará como novidade a abertura de cinco novas categorias: Queijo Fresco de Cabra e de Ovelha, Requeijão de Cabra e de Ovelha e uma inovadora categoria de “Queijos com…”, onde serão apresentadas os mais recentes lançamentos no mercado.