Concelhos da Guarda e Sabugal estão hoje sob risco máximo de incêndio

Três concelhos dos distritos da Guarda e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, apesar da previsão de descida da temperatura, em especial da mínima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Sob risco máximo de incêndio estão os concelhos da Guarda e Sabugal, no distrito de Guarda, e Moimenta da Beira, […]

Três concelhos dos distritos da Guarda e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, apesar da previsão de descida da temperatura, em especial da mínima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Sob risco máximo de incêndio estão os concelhos da Guarda e Sabugal, no distrito de Guarda, e Moimenta da Beira, em Viseu. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas. A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou hoje dois incêndios em Massamá, distrito de Lisboa, e Loures. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa disse à agência Lusa que um incêndio deflagrou às 03h42 no Alto do Colaride, junto à zona industrial de Massamá. O fogo, que consumiu apenas mato, foi dado como extinto às 05h37, tendo estado no local 31 operacionais e nove veículos de corporações de Bombeiros do Cacém, Queluz, Algueirão e Barcarena. Também às 03h42, deflagrou um incêndio da Serra de Água, em Loures, tendo ardido também apenas mato, de acordo com o CDOS. O incêndio, que foi dado como extinto às 04h37, foi combatido por 37 operacionais e 11 veículos de corporações de Loures, Odivelas, Zambujal e Bucelas. Na quinta-feira, a ANPC registou 92 incêndios que foram combatidos por 1.585 operacionais, com o auxílio de 415 veículos. O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade até meio da manhã no litoral e até ao início da manhã nas regiões do interior a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Para o final do dia, o céu tornar-se-á geralmente muito nublado no litoral a norte do cabo Mondego e o vento vai soprar em geral fraco do quadrante oeste, prevendo-se ainda uma pequena descida da temperatura, em especial da mínima e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral. No sul, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se períodos de muita nebulosidade até ao início da manhã no litoral oeste, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado em especial durante a tarde no litoral oeste e de sudoeste no sotavento algarvio e pequena descida de temperatura, em especial da mínima. Na Madeira prevê-se céu muito nublado e vento fraco enquanto nos Açores estão previstos aguaceiros e vento fraco a moderado. Quanto às temperaturas, em Lisboa, Guarda, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 24 graus Celsius, no Porto 22, em Faro 26, em Évora, Beja e Castelo Branco 28 e no Funchal 25.

Conteúdo Recomendado