Como tem sucedido nos últimos anos, 2024 será um ano recheado de eventos onde o todo-o-terreno turístico e de lazer, os automóveis clássicos e a competição automóvel se destacam. Contas feitas, serão 13 os eventos marcados de março a dezembro com a chancela Escape Livre.
O Calendário de Atividades 2024 arranca nos dias 15 a 17 de março com mais uma edição do Raid do Bucho e Outros Sabores. A décima quarta edição deste evento emblemático do Clube Escape Livre terá um percurso totalmente novo, com uma passagem pela Capital do Queijo da Serra (Celorico da Beira) a desaguar na tradicional mesa farta do Bucho na Freineda, antecedida pela Recriação Histórica das Invasões Francesas. Uma ação de solidariedade em colaboração com a Aldeia SOS da Guarda marcará o início do evento onde a JEEP volta a ser a marca oficial.
Freixo de Espada à Cinta vai receber a caravana de mais uma edição da Aventura Dacia nos dias 10 a 12 de maio. Depois da injeção de adrenalina com a passagem pelos troços do Rali de Portugal disputados na zona centro, os aventureiros Dacia vão conhecer as voltas do Douro com passagem pela deslumbrante paisagem do Miradouro de Penedo Durão e visita à Quinta dos Castelares e do Gravançal. Novidade para este ano: passeio de barco no espelho de água do Douro saindo da Praia Fluvial de Congida e a passagem por Mazouco.
O mês de maio será, também, mês de “She’s Mercedes Off Road Experience”. Entre 17 e 19 de maio, as senhoras que orgulhosamente conduzem Mercedes-Benz com sistema 4MATIC de tração integral voltam a mudar de ares e depois da planície alentejana, sobem até ao Douro para descobrir a paisagem de socalcos e vinhedos. Museu da Mulher, Caves da Murganheira e o Pinhão como ponto de partida para a subida do Douro de barco e ponto de chegada da descida do Douro em comboio, serão os destaques desta edição de 2024. Mais tarde, em outubro, a Mercedes-Benz regressa aos trilhos da Beira Interior com o “Mercedes-Benz 4MATIC Experience”. Assentando arraiais no renovado Alambique Hotel Resort and Spa – onde todos vão poder desfrutar do Golden Rock Spa inédito e único no país – a caravana vai desfrutar do cenário majestoso das Serras da Gardunha e da Estrela e visitar Monsanto e as Minas da Recheira.
A Namíbia volta a ser o palco para a grande aventura internacional do Clube Escape Livre. O tremendo sucesso da primeira visita aquele país africano incentivou a organização para levar nova caravana de aventureiros a descobrir as dunas de Sossusvlei, o porto de Walvisbay e o magnífico Etosha Park.
Após duas edições a palmilhar o percurso do elefante Salomão de Lisboa até à Beira, a terceira edição do Off Road Caminho de Salomão, organização conjunta dos Territórios do Côa e do Clube Escape Livre e o apoio da Bridgestone / First Stop e da Suzuki, terá novidades. A partida da edição de 2024 será de Castelo Novo, ultrapassando-se, assim uma longa ligação até à Beira e oferecendo mais tempo para visitar os locais imortalizados na obra de José Saramago, “A Viagem do Elefante”. O início do evento que vai decorrer de 7 a 10 de junho será o renovado Alambique Hotel Resort & Spa. Para a coordenadora dos Territórios do Côa, Dulcineia Catarina Moura “a Territórios do Côa e o Clube Escape Livre têm vindo a consolidar esta iniciativa do Caminho de Salomão que complementa a nossa rota literária. Continuamos a dar as mãos para trazer mais gente para o nosso território, visitantes diferenciados e que fiquem com vontade de regressar para desfrutar das paisagens e da gastronomia.”
O Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop está de regresso depois do tremendo sucesso que foi a edição de 2023. O evento mudou de data para os dias 27 a 30 de junho. Outra novidade será a cidade onde será dada a partida e chegada do passeio. Depois de Coimbra, honrando o percurso original, será a Guarda a receber a partida e a chegada do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop. Finalmente, para celebrar os 121 anos da primeira corrida de veículos de duas rodas e com a colaboração do Moto Clube da Guarda, o evento vai admitir motos que farão a etapa Guarda – Coimbra, exatamente o mesmo percurso de 1903. O vice-presidente do Moto Clube da Guarda, Telmo Conde agradeceu “este convite para nos juntarmos à celebração de tão importante evento em colaboração com o Clube Escape Livre, instituição de nível nacional e internacional. Muito prestigiante para o Moto Clube da Guarda, um dos mais antigos em Portugal.”
A Cápsula do Tempo – Guarda 2050, celebrará o 11º aniversário com a tradicional cerimónia de cinzelar a data na pedra em redor da cápsula, o lançamento de mais uma chávena da coleção “Chávenas do Tempo”, a plantação de árvores e uma conferência subordinada a um tema sempre interessante e atual. Esta iniciativa é do Clube Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda e Rádio Altitude, com parcerias com a Câmara Municipal da Guarda, Junta de Freguesia da Guarda e o apoio da SPAL e COFICAB.
Julho, no Escape Livre, é mês de competição automóvel. Nos dias 6 e 7 realizar-se-á mais uma edição do Guarda Racing Days. A prova que ganhou o epíteto de “Corrida dos Campeões”, volta a celebrar a competição automóvel ao mais alto nível, aberta a quatro categorias distintas de veículos. No final do mês, nos dias 27 e 28 de julho, será a vez da comemoração dos 25 anos da “Rainha das Perícias”, o Slalom de Castelo Rodrigo que disputará duas provas a contar para o Campeonato de Portugal de Perícias e Troféu Raiano e onde o piloto espetáculo Marco Martins apresentará o seu novo carro de competição. O presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, salientou “tem sido uma parceria profícua ao longo destes 25 anos do evento, com enorme sucesso, trazendo milhares de pessoas em Figueira de Castelo Rodrigo e aos concelhos limítrofes, dinamizando a economia, pelo que vamos celebrar condignamente este aniversário esperando que tenhamos pela frente mais 25 anos de colaboração com o Clube Escape Livre no Slalom de Castelo Rodrigo.”
Haverá tempo, ainda, para a segunda edição do TT Douro Cidade de Vinho / All Around Wine. O sucesso da primeira edição marcou o ano de 2023 e por isso está de regresso entre os dias 8 a 10 de novembro, com muitas novidades. Nomeadamente, o arranque a partir de Santa Marta de Penaguião e a descoberta de novos caminhos entre os socalcos das margens do Douro.
Novidade absoluta no Calendário de Atividades do Clube Escape Livre é o Raid Beiras e Serra da Estrela. Fecha a temporada 2024 de eventos nos dias 29 de novembro a 1 de dezembro, sendo uma organização conjunta da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela e do Clube Escape Livre. Será um passeio espetacular ao ligar os concelhos de Mêda, Trancoso, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Pinhel, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo. Verdadeiro carrossel de subidas e descidas, diversos níveis de dificuldade na condução, paisagens de cortar a respiração e uma gastronomia que não se esgota nos enchidos e no saboroso Queijo da Serra. Um passeio que vai dar a conhecer uma região que não se limita à Lagoa Comprida ou aos Passadiços do Mondego.
António Miraldes, secretário executivo da CIM Beiras e Serra da Estrela quis, em primeiro lugar, “das os parabéns ao Clube Escape Livre pela sua importância na divulgação da região.” Depois salientou que “estamos muito agradecidos pelo clube ter aceitado o nosso desafio para incluirmos um evento no seu plano de atividades. No caso um evento todo-o-terreno para a promoção da Beira e da Serra da Estrela a nível nacional, enquadrado numa estratégia que visa atrair visitantes de vários espectros. E não podíamos ter melhor parceiro nesta estratégia que o Clube Escape Livre.”
Rui Melo, vereador do desporto da Câmara Municipal da Guarda, em representação do presidente, Sérgio Costa, sublinhou a importância do Clube Escape Livre nesta missão comum de promover a Beira Interior e, particularmente, a cidade da Guarda. “Quero desde já felicitar o Clube Escape Livre pelo arrojo e pela resiliência nas suas atividades que ao longo dos anos tem promovido a cidade e a região. São estas iniciativas que valorizam o território, dão a conhecer recantos desconhecidos da Guarda, e não só, a pessoas que chegam de fora. E oferecem-lhes motivos para voltar. São estes eventos que nos trazem mais-valia ao território e mexem com a economia. Por isso, o Clube Escape Livre teve, tem e terá o apoio do Município da Guarda nas suas atividades.”
Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, a motivação continua forte no desejo de promover a Guarda e a Beira Interior. “É verdade que continuamos motivados e ambiciosos neste trabalho, por vezes ingrato, de promover a nossa região com os nossos eventos. E porque queremos manter-nos como referência nesse trabalho, recentramos muitas das nossas atividades na Beira Interior e no Douro. E atestando a qualidade do trabalho efetuado pela nossa equipa, está o valor de 4,1 milhões de euros para a marca Escape Livre e de 10 milhões de retorno para os nossos parceiros, valores que deixam claro de como somos um parceiro importante nesta área.”