Cirurgia do CHUCB aposta em formação na área das tecnologias minimamente invasivas

O serviço de Cirurgia Geral do CHUCB pretende oferecer à população cuidados de saúde de excelência.

No passado dia 26 de fevereiro, o serviço de Cirurgia Geral do CHUCB, em parceria com a Olympus e a Applied Medical, realizou uma ação de formação em cirurgia minimamente invasiva para tratamento de patologia do cólon e recto.

A ação de formação teve como formador convidado, Ramón Cantero, médico especialista em Cirurgia Geral no Hospital Universitário de La Paz em Madrid e reconhecido impulsionador de diversas técnicas inovadoras na área da coloproctologia.   

Ramón Cantero é considerado em Espanha o médico mais experiente na área da cirurgia minimamente invasiva endoscópica transanal. Sob a sua direção foram realizadas duas cirurgias, uma por via transanal para remoção de uma lesão do recto e outra por via laparoscópica, para tratamento de neoplasia maligna do cólon transverso.

Segundo uma nota da CHUCB, estes procedimentos, com recurso a tecnologias minimamente invasivas, permitem aos doentes uma recuperação com menos dor, um período de internamento mais curto e um retorno à atividade diária mais precoce.

Estiveram presentes na assistência e participaram na discussão dos casos clínicos, relativos às duas cirurgias realizadas, o corpo clínico do serviço de Cirurgia Geral e Internos de formação geral e específica do CHUCB, bem como alunos de Medicina da FCS-UBI e ainda cirurgiões da ULS de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado