Cidade da Guarda comemora hoje 822º Aniversário

Nesta sessão de aniversário serão atribuídas Medalhas de Grau Ouro e Medalhas de Grau Prata em homenagem e reconhecimento a personalidades e instituições que se destacaram no panorama da cidade e região.

No âmbito deste aniversário, o município da Guarda organizou um programa comemorativo que acontece entre 24 e 28 de novembro e que contempla, para além da sessão solene, o descerrar das fotos dos antigos presidentes de câmara e assembleia municipal e uma homenagem póstuma ao deputado Tiago Gonçalves no dia da cidade, e ainda exposições, patinagem, música e BTT na mesma semana.

O destaque vai para o dia de hoje, dia 27 de novembro, que terá início às 10 horas com a cerimónia do hastear da bandeira ao som do hino interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, junto ao edifício dos Paços do Concelho. De seguida, às 10h15, serão descerradas, na ‘Galeria dos Presidentes’, as fotografias dos antigos presidentes de câmara, Álvaro Amaro e Carlos Chaves Monteiro e da assembleia, Cidália Valbom. E às 10h45, o momento alto das comemorações com a Sessão Solene Comemorativa do 822º Aniversário da Atribuição do Foral à Cidade da Guarda, na Sala António Almeida Santos. Nesta sessão de aniversário serão atribuídas Medalhas de Grau Ouro e Medalhas de Grau Prata em homenagem e reconhecimento a personalidades e instituições que se destacaram no panorama da cidade e região. Neste dia, estará ainda patente na Rosácea, junto à Sala António Almeida Santos, uma exposição das escolas do Concelho sobre o Foral da Guarda, atribuído à cidade em 1199.

Já durante a tarde, às 15h30, proceder-se-á à Homenagem póstuma ao deputado Tiago Gonçalves com a com a atribuição do seu Nome ao Largo da Antiga Escola em Vila Mendo, localidade do concelho da Guarda de onde era originário. Ao final da tarde, às 18 horas, acendem-se as Luzes de Natal, simbolicamente a partir do Jardim José de Lemos. E o dia de aniversário fica completo com o concerto de Fausto no Teatro Municipal da Guarda, no Grande Auditório, às 21h30.

Para além do dia de aniversário, o programa comemorativo tem em destaque a Exposição ‘Le couple’ – Fundação Arpad Szènes – Vieira da Silva que é inaugurada logo no dia 24 de novembro, quarta-feira, pelas 18h00 no Museu da Guarda. Uma importante mostra de retratos de uma das mais importantes duplas criativas das artes plásticas do século XX. O cartaz destas comemorações contempla ainda atividades desportivas. A saber: o Torneio Nacional de Patinagem Livre e Solo Dance e o Torneio de Benjamins, entre 26 e 28 de novembro no Pavilhão Desportivo Municipal de S. Miguel. E fecha o cartaz a incontornável Invernal de BTT – Cidade da Guarda, no domingo dia 28, numa iniciativa com o Clube de Montanhismo da Guarda que engloba as provas de maratona com cerca de 70 km e a de meia-maratona com perto de 40 km. A prova arranca, como habitualmente, das imediações do Estádio Municipal.

PROGRAMA COMEMORAÇÕES DO 822º Aniversário da Guarda
24 novembro

18h00

Inauguração da ”Le Couple” – Fundação Arpad Szènes – Vieira da Silva

Museu da Guarda

26, 27 e 28 de novembro

9h00

Torneio Nacional de Patinagem Livre e

Solo Dance | Torneio Nacional de Benjamins

Org.: Câmara Municipal da Guarda, Associação de Patinagem de Coimbra e Federação Portuguesa de Patinagem

Pavilhão Municipal de São Miguel

27 de novembro

Exposição ‘Foral da Guarda’

Colaboração: Agrupamento de Escolas da Sé e Afonso de Albuquerque

Câmara Municipal da Guarda – Rosácea

10h00

Hastear da Bandeira

• Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários Egitanienses

• Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo

• Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra

Com Banda Filarmónica de Famalicão da Serra

Praça do Município

10h15

Cerimónia de Descerrar da Fotografia dos Antigos Presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal da Guarda

Galeria dos Presidentes

10H45

Sessão Solene Comemorativa do 822º Aniversário da Atribuição

do Foral à Cidade da Guarda

Sala António de Almeida Santos

15h30

Homenagem, a título póstumo, a Tiago Gonçalves com a atribuição

do seu Nome ao Largo da Antiga Escola

Vila Mendo

18h00

Ligação da Iluminação de Natal

Jardim José de Lemos

21h30

Concerto de Fausto

Bilhetes à venda na Bilheteira do TMG

Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda

28 novembro

9h00

Invernal de BTT

Org.: Câmara Municipal da Guarda e Clube de Montanhismo da Guarda

Estádio Municipal da Guarda


Conteúdo Recomendado