Ciclo de Conferências Internacionais na BMEL

O Ciclo de Conferências Internacionais ‘A Europa dos Escritores’ incide sobre temas da cultura, das problemáticas da Europa e especialmente da literatura.

A Câmara Municipal da Guarda e a Comissão Executiva da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), promove no próximo dia 6 de junho, às 18 horas, a conferência “Arte e literatura na Modernidade (com Portugal ao fundo)”, por Perfecto Cuadrado, pesquisador espanhol, crítico e tradutor.

O Ciclo de Conferências será promovido longo do presente ano, onde serão realizadas as seguintes conferências: “A Europa de Montaigne”, por Clara Rocha, a 11 de outubro; “A Europa e a guerra na literatura. De Homero à atualidade”, por Andrea Molesini (Itália), a 8 de novembro e, por último, “Fernando Pessoa e a Europa”, por Maria Irene Ramalho, a 18 de dezembro.

Segundo uma nota da autarquia, pretende-se reforçar a dinâmica em torno da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, ao mesmo tempo que se enquadra no espírito que esteve subjacente ao seu alargamento ao território CIM-BSE, a que se juntam os concelhos de Vila Nova Foz Côa e Aguiar da Beira. Também a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço se insere neste espírito de território e trabalho colaborativo dado que integra a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE) da CIM-BSE.

O Ciclo de Conferências Internacionais: A Europa dos Escritores conta com a colaboração científica do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coordenação científica de Jorge Augusto Maximino, escritor, professor universitário e investigador integrado do CLEPUL-Universidade de Lisboa, na área da literatura, estética e teoria da cultura.

No dia 6 de junho, antes do início da conferência, será assinado um protocolo de cooperação entre o Município da Guarda e o CLEPUL.




Conteúdo Recomendado