Ciclo cultural dedicado ao escritor Nuno de Montemor termina sexta-feira no Sabugal

A Câmara Municipal do Sabugal anunciou hoje o encerramento, na sexta-feira, um ciclo dedicado a Nuno de Montemor (1881 – 1964) com um colóquio, um espetáculo de teatro e uma visita à casa natal do escritor.

O ciclo, que já integrou ações na cidade da Guarda, estende-se agora à cidade raiana do Sabugal, junto da fronteira com Espanha, de onde o escritor é natural.

Na sexta-feira, pelas 14h30, tem lugar, no auditório municipal do Sabugal, o colóquio “Vida e Obra do Escritor Nuno de Montemor”, com intervenções de Pinharanda Gomes (“O Poeta Nuno de Montemor”), Manuel Joaquim Geada Pinto (“Nuno de Montemor, na memória de um adolescente”) e Eduardo Sucena (“Como conheci o homem e o escritor Nuno de Montemor”).

No encontro serão ainda escutadas alocuções de Leal Freire (“Aspetos etnográficos na obra de Nuno de Montemor”) e de António Morgado (“O Legado de Nuno de Montemor ao Lactário”).

Os trabalhos do último dia do ciclo cultural também incluem uma passagem pela casa onde nasceu Nuno de Montemor, na aldeia de Quadrazais, segundo a autarquia do Sabugal.

O ciclo cultural realizado ao longo do ano pelas Câmaras Municipais do Sabugal e da Guarda, que incluiu, entre outras atividades, colóquios, exposições, oficinas, edições e espetáculos de teatro, encerra, pelas 21h30, com a representação da peça de teatro “Maria Mim”, pelo Grupo de Teatro “Guardiões da Lua”.

As várias iniciativas estão integradas no programa do cinquentenário da morte do escritor Nuno de Montemor, pseudónimo do padre Joaquim Augusto Álvares de Almeida, que nasceu em Quadrazais (Sabugal), a 16 de dezembro de 1881 e morreu, em Lisboa, a 4 de janeiro de 1964.

“Esta coorganização, que tem como objetivo evocar e homenagear a obra e a pessoa, surge pelo facto de Nuno de Montemor ter nascido em Quadrazais (Sabugal) e ter vivido e desenvolvido na Guarda grande parte da sua atividade como autor, como Capelão Militar e como mentor do Lactário Dr. Proença”, refere a autarquia do Sabugal em nota enviada à agência Lusa.

A obra literária de Nuno de Montemor é vasta e abrange poesia, conto, novela e romance, tendo sido estudada no estrangeiro e traduzida para várias línguas.

É autor dos livros “Flávio” (1923), “A Hora Vermelha” (1932), “Água de Neve” (1933), “Maria Mim” (1939), “O Crime de um Homem Bom” (1945) e “Rapazes e Moças da Estrela” (1959), entre outros.


Conteúdo Recomendado