Chuva e vento forte deixam distrito da Guarda em alerta amarelo

Quinze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte e agitação marítima. Os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 […]

Quinze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte e agitação marítima.
Os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 km/hora e agitação marítima com ondas entre os 4 e os 5 metros. Sob aviso amarelo estão também os distritos de Castelo Branco e Bragança, mas por causa do vento forte, prevendo-se rajadas da ordem dos 90 km/hora nas terras altas. Os distritos de Coimbra, Porto, Aveiro, Braga, Viana do Castelo estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte passando a regime de aguaceiros, vento forte com rajadas da ordem dos 90 km/hora e agitação marítima com ondas que podem chegar aos cinco metros. O IPMA colocou ainda os distritos da Guarda, Viseu e Vila Real sob aviso amarelo por causa da chuva e vento forte. O aviso amarelo, que implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, vai vigorar entre as 12 horas de sexta-feira e as 23h59 de sábado. O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado, períodos de chuva, sendo fraca até ao final da manhã, mas tornando-se persistente e aumentando de intensidade no litoral a norte do Cabo Mondego. As previsões apontam também para a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã, com vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte com rajadas da ordem dos 80 km/hora nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima no norte. No sul, espera-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, vento fraco do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral e pequena subida da temperatura máxima. Para os arquipélagos da Madeira e Açores a previsão aponta para céu com períodos de muito nublado e vento fraco a moderado. Quanto às temperaturas, na Guarda prêve-se uma máxima de 8 graus Celsiu, no Porto  13 graus Celsius, em Lisboa 16, em Faro 17, no Funchal 19, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo 18 e em Santa Cruz das Flores 17.

Conteúdo Recomendado