Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Patrícia Marques, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que haverá uma mudança no estado do tempo a partir de hoje com descida da temperatura máxima e previsão de chuva.
“Hoje o parâmetro que se vai sentir com mais significado será a descida da temperatura máxima, que em alguns locais rondará os cinco graus. São valores abaixo do normal para a época do ano e amanhã [sábado] está prevista nova descida da [temperatura] máxima”, disse.
De acordo com Patrícia Marques, na origem da mudança do estado do tempo está uma superfície frontal fria que está a aproximar-se do território de Portugal continental.
“A partir da tarde de hoje está prevista chuva no Minho e Douro litoral e depois começa a atravessar as regiões do norte e centro. Na noite de hoje com uma depressão dos níveis altos da atmosfera que se vai instalar sobre a Península Ibérica teremos um episódio de precipitação que poderá durar alguns dias no continente”, adiantou.
Pelo menos até terça-feira, segundo a meteorologista do IPMA, estão previstos aguaceiros, que podem ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada.
“O vento já abrandou na noite de hoje e vai diminuir nos próximos dias. O vento terá rajadas ate 30 quilómetros por hora. Será moderado em praticamente todo o território”, referiu.
No que diz respeito às temperaturas máximas, segundo Patrícia Marques, vão ficar abaixo dos 30 graus Celsius na generalidade do território do continente.
“No Alentejo vamos ter máximas de 26/27 graus. Nas regiões do litoral na ordem dos 22/24 graus. No Porto descem para os 24 e em Lisboa para os 25. AS mínimas também têm uma ligeira descida e ficam a rondar os 15/16 graus”, disse.