Centro Interpretativo da Batalha de Figueira de Castelo Rodrigo em construção

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo está a construir o Centro Interpretativo da Batalha de Salgadela, travada a 07 de julho de 1664, considerado um equipamento “estruturante e importante” para o concelho, foi hoje anunciado.

“Está a obra em curso. Estamos sensivelmente a mais de meio da [construção] da obra em si. Já estamos a trabalhar nos conteúdos, portanto, na componente imaterial, e eu penso que o mais tardar [em] agosto/setembro estaremos em condições de abrir [o espaço] ao público”, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Paulo Langrouva.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, a obra, que custa cerca de um milhão de euros e é apoiada por fundos comunitários, é “estruturante e importante” para o concelho.

O autarca explicou à Lusa que o novo equipamento “vai integrar todo um conjunto de uma rede de oferta turística” existente no concelho, localizado junto da fronteira com Espanha.

“Mas este [Centro Interpretativo da Batalha de Salgadela] vem complementar e reforçar, juntamente com a Plataforma da Ciência Aberta [que existe na aldeia de Barca d’ Alva, junto do rio Douro], para que se criem aqui dinâmicas próprias de atratividade e de permanência dos turistas no território, para que não tenham que ir para outro lado, porque não têm nada que visitar”, justificou.

Paulo Langrouva apontou que o município de Figueira de Castelo Rodrigo está a criar “dinâmicas de oferta turística complementar” para que os turistas e os visitantes permaneçam, “pelo menos, uma a duas noites” no seu território.

O projeto aposta nas novas tecnologias e terá uma forte vertente pedagógica, segundo o responsável.

O futuro Centro Interpretativo da Batalha de Salgadela vai ficar instalado num edifício localizado próximo da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que está a ser requalificado para o efeito, que foi cedido pelo antigo presidente da autarquia Fernando Guerra Bordalo, já falecido, para criação de um museu.

A Batalha de Salgadela ocorreu em 07 de julho de 1664, quando as tropas portuguesas, sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram os inimigos espanhóis, que procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal.

O combate ocorreu próximo da localidade de Mata de Lobos, onde existe um monumento que evoca aquele momento histórico.

“No local da Salgadela, ainda hoje existe um Padrão, designado de Padrão de Pedro Jacques de Magalhães, que foi classificado como Monumento Nacional em 1910”, explica o município de Figueira de Castelo Rodrigo na sua página na internet.




Conteúdo Recomendado