As autoridades de turismo da região europeia Euroace, composta pelas regiões portuguesas Centro de Portugal e Alentejo e pela Extremadura espanhola, vão realizar uma campanha promocional conjunta a partir de junho, com o objetivo de atrair turistas ibéricos a este território. Esta decisão foi tomada num encontro por videoconferência, que reuniu ontem os responsáveis do setor do turismo das três regiões.
A campanha promocional, dirigida ao mercado ibérico, vai ser preparada para ser lançada assim que reabrir a fronteira entre Portugal e Espanha, o que presumivelmente irá acontecer a 15 de junho.
A reunião teve como principal finalidade discutir uma estratégia comum de curto e médio prazo pós-Covid-19, com ações concretas, que acelere a retoma da atividade turística nos territórios da Euroace já neste verão, numa altura em que será previsível o retomar da mobilidade entre os dois países. Ficou clara a convergência de posições e o interesse mútuo num trabalho conjunto entre regiões que enfrentam desafios semelhantes no contexto da pandemia. Ficou também claro que os territórios transfronteiriços e de interior reúnem condições preferenciais de procura neste contexto, pelo que existe uma oportunidade para apostar no turismo de proximidade, com base em produtos turísticos diferenciadores.
Os responsáveis turísticos das três regiões concertaram também posições para falarem a uma só voz, no sentido de assegurar que o plano europeu de recuperação turística permita que cheguem ajudas diretas às empresas turísticas da Euroace, as quais geram mais de 91.000 empregos diretos no setor.
“Os visitantes portugueses e espanhóis, a que chamo o nosso mercado interno alargado, são aqueles que mais rapidamente poderão fazer férias nestas três regiões, uma vez que dificilmente haverá muita afluência de visitantes de outros países neste verão, por falta de ligações aéreas, pelo fecho das fronteiras e, também, por algum receio em viajar para longe”, sublinha Pedro Machado. “Esta campanha, que ficou hoje acertada ao mais alto nível, visa atrair um mercado potencial de 55 milhões de habitantes dos dois países, que vão procurar destinos tranquilos, seguros e espaçosos para as suas primeiras férias pós-Covid-19. As regiões Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura já eram destinos perfeitos e são-no ainda mais nestas circunstâncias”, acrescentou. “Este encontro é mais um passo importante numa estratégia de promoção transfronteiriça que já vem detrás e que tem sido elogiada internacionalmente”, disse ainda Pedro Machado.
A reunião contou com a participação dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e do Alentejo, respetivamente Isabel Damasceno e Roberto Pereira Grilo, e da Diretora Geral de Ação Exterior da Junta da Extremadura, Rosa Balas. Pelas estruturas regionais do turismo, estiveram presentes Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal; Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo; José Santos, secretário-geral do Turismo do Alentejo; e Francisco Martín, diretor-geral de Turismo da Junta da Extremadura, entre outros.
Durante a reunião, as três regiões fizeram ainda um balanço muito positivo das ações realizadas em conjunto nos últimos anos, que incidiram sobretudo em quatro eixos: património cultural, gastronomia e vinho, natureza e turismo religioso.
A Eurorregião Euroace, iniciativa criada em 2009, cobre uma área de 92.500 quilómetros quadrados e nela vivem 3,4 milhões de habitantes, cerca de 6% da população da Península Ibérica.