CEI abre candidaturas ao Concurso de fotografia “Transversalidades. Fotografia sem Fronteiras 2025”

Estão abertas até 21 de abril as candidaturas à 14ª edição do Concurso de Fotografia “Transversalidades. Fotografia sem Fronteiras 2025”.

Transversalidades Cei

O projeto teve início em 2011 com os objetivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.

O Concurso promovido pelo Centro de Estudos Ibéricos pretende contribuir para superar artificiosas fronteiras que se vão impondo entre comunidades, povos e culturas. Por isso, o apelo à apresentação de candidaturas que retratem espaços de aquém e além-fronteiras, dispersos pelos vários continentes, tem por objectivo, ao documentar a diversidade de Territórios, Sociedades e Culturas, ler e interpretar multiplicidade de paisagens naturais, económicas, sociais e culturais que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.

As imagens recolhidas no âmbito deste concurso documentarão a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, dispersas por tão amplas geografias, permitirão lançar olhares cruzados sobre os atuais processos de reestruturações que percorrem as várias regiões do mundo, mostrar diferentes modos de organização social e espacial, captar sinais de continuidade e de mudança, arcaísmos e inovações que se manifestam nas metrópoles mais populosas, nas áreas rurais, que enfrentam o despovoamento, nos mais remotos e longínquos espaços fronteiriços. A leitura e a interpretação das paisagens naturais, económicas, sociais e culturais permitidas pelas fotografias transformam-na num importante elemento de cooperação territorial, valioso instrumento de promoção da inclusão dos territórios periféricos e menos visíveis.

As fotografias serão candidatas a um dos seguintes temas: Património natural, paisagens e biodiversidade (recursos e riscos naturais; aproveitamento, gestão e ordenamento dos espaços naturais; diversidade de contextos e de relações homem-meio, etc.); Espaços rurais, agricultura e povoamento (produtos e produções agrícolas; organização do espaço rural; lugares e arquitetura rural; mobilidades, etc.); Cidade e processos de urbanização (cidade, arquitetura, regeneração e processos de urbanização; paisagens, ambientes e vivências urbanas, etc.); Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social (património construído e cultural; modos de vida e condições sociais; luta contra a pobreza e a exclusão social, etc.)


Conteúdo Recomendado