CCDRC presente nos Open Days em Bruxelas

http://www.campeaoprovincias.pt/pt/images/fotografias/Maio2014/Ana%20Abrunhosa%20CCDRC.JPG

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) garante, pelo sétimo ano consecutivo, a participação da região Centro de Portugal nos Open Days.

Este evento, que é o “maior evento anual no calendário das cidades e regiões europeias, organizado pelo Comité das Regiões e pela Comissão Europeia em cooperação com o Parlamento Europeu, a Presidência da União Europeia e cerca de 200 regiões e cidades de mais de três dezenas de países, decorrerá de 6 a 9 de outubro, em Bruxelas”, adianta a CCDRC em comunicado.

A CCDRC integra uma parceria regional “Smart Partnerships for jobs and growth”, composta por um conjunto diversificado de regiões e cidades de cinco países (Reino Unido, Noruega Dinamarca, Polónia e Croácia).

Esta parceria organiza um workshop, que consta do programa oficial, «Is “smart” the right approach to achieve jobs and growth?», que terá lugar hoje, dia 7, na Casa da Noruega (Rue Archimède 17).

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, será oradora nesta sessão, com uma intervenção sobre a “Estratégia de Especialização Inteligente do Centro de Portugal”. Este evento é seguido de um almoço com produtos da região Centro, uma forma de promoção dos territórios do Centro e dos seus produtos junto dos participantes no workshop.

O programa da participação da região Centro inclui também uma sessão sobre oportunidades de financiamento através de instrumentos geridos diretamente pela Comissão Europeia, organizada pela CCDRC e pela REPER – Representação Permanente de Portugal junto da EU.

A ideia é criar um momento de debate entre os agentes regionais presentes nos Open Days, os técnicos da REPER que acompanham estas matérias e os elementos da Comissão Europeia que trabalham diretamente com estes instrumentos, designadamente o Horizonte 2020 (com ênfase no instrumento PME) e o Cosme.

Esta sessão realiza-se hoje, pelas 15 horas, nas instalações da REPER (Av. de Cortenbergh 12).

A região está ainda presente na iniciativa “Open Days cinema”, que decorrerá hoje e amanhã, dia 8 de outubro, no Comité das Regiões.

Os participantes nos Open Days terão oportunidade de ver vídeos de apresentação de projetos de excelência e exemplos de boas práticas em desenvolvimento regional e urbano, de toda a Europa, financiados por fundos estruturais.

O Centro estará representado por um vídeo do Biocant, o primeiro e único parque de biotecnologia de Portugal, que teve uma comparticipação do Programa Mais Centro, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de cerca de 9 milhões de euros.


Conteúdo Recomendado