Cavaco Silva visita Aldeias Históricas do distrito da Guarda

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visita hoje três Aldeias Históricas do distrito da Guarda, por ocasião das comemorações dos 20 anos do lançamento do Programa das Aldeias Históricas de Portugal, que impulsionou quando era primeiro-ministro.

A visita do chefe de Estado começa pelas 12h30, em Almeida, com a receção junto do Picadeiro d´el Rey, após o que visitará o Museu Militar da antiga praça-forte localizada próximo da fronteira com Espanha.

Depois de Almeida Cavaco Silva desloca-se às Aldeias Históricas de Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira (16 horas), e de Marialva, no município de Mêda (17h45).

Linhares da Beira, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso fazem parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal que abrange municípios do interior do país.

O presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Baptista Ribeiro, mostrou-se hoje honrado pelo facto de a visita do Presidente da República ter início no seu concelho, que possui duas localidades incluídas naquele programa: Almeida e Castelo Mendo.

“A visita honra-nos muito, até porque em 02 de junho de 1994, [a vila de Almeida] foi um dos locais que [Cavaco Silva] visitou, juntamente com Castelo Mendo, antes do lançamento do Programa das Aldeias Históricas, em 1995”, declarou à agência Lusa.

O autarca considerou que a concretização do Programa das Aldeias Históricas “foi um marco” de uma estratégia que o então primeiro-ministro teve para com os territórios do interior.

“Foi um programa que veio revitalizar e requalificar praticamente todas as Aldeias Históricas, porque estavam ao abandono e despovoadas. Houve intervenção ao nível do património, de dinamização social e económica”, disse.

Falando no caso de Almeida, António Batista Ribeiro observou que “se injetaram uns milhares de escudos e de euros que vieram dar oportunidade de se recuperar grande parte do património que estava em ruína”.

“Estamos agradecidos ao senhor Presidente da República, então primeiro-ministro, por ter tido esta visão estratégica de recuperar inicialmente 10 e depois 12 [em 2003 juntaram-se Belmonte e Trancoso] Aldeias Históricas”.

No sábado, Cavaco Silva visita mais dois concelhos do distrito da Guarda: Vila Nova de Foz Côa e Pinhel.

Em Vila Nova de Foz Côa, o chefe de Estado visitará o Museu do Côa (09h45), a Duorum (empresa da área agrícola) e uma quinta em Castelo Melhor (11:00).

Cavaco Silva segue depois para a cidade de Pinhel, onde chegará pelas 12h15, para inaugurar o Posto de Turismo e o novo Museu Municipal.

A visita termina com uma sessão no antigo Paço Episcopal (13h15) onde foi instalado o novo Museu Municipal.

O presidente da autarquia, Rui Ventura, disse à Lusa que os dois equipamentos, que representam um investimento global superior a 800 mil euros, pretendem contribuir “para a valorização dos patrimónios concelhios e para a afirmação de Pinhel enquanto destino turístico”.


Conteúdo Recomendado