Castelo Branco recebe maior debate nacional sobre turismo interno

A cidade de Castelo Branco vai acolher, nos dias 21 e 22 de maio, a sexta edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”.

Trata-se de uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas de várias áreas para uma abrangente discussão sobre o presente e o futuro do turismo interno.

Castelo Branco sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria e Guarda, as capitais de distrito que acolheram as edições anteriores, sempre com sucesso crescente.

A apresentação aconteceu ontem, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal; Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e Luís Pinto de Andrade, vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Na ocasião, Pedro Machado destacou a importância deste fórum, que “coloca o foco na importância do mercado turístico nacional”. “É um mercado que está cá o ano inteiro, o que permite combater a sazonalidade e a litoralidade da atividade turística, contribuindo assim para esbater os problemas estruturais do país”, disse, sublinhando que este evento “é um momento importante para divulgar a região Centro de Portugal e Castelo Branco, em particular”.

Luís Pinto de Andrade sublinhou a componente formativa do Politécnico de Castelo Branco, que “permite ajudar a fixar recursos humanos diversificados na região, no inverno demográfico que vivemos”.

Luís Correia, por sua vez, salientou o peso crescente do turismo na economia regional. “Em Castelo Branco definimos um caminho. Identificámos três produtos turísticos diferenciadores, que estamos a promover: a natureza, a cultura e a gastronomia. A realização deste fórum insere-se na estratégia de promoção de Castelo Branco”, frisou.

Ao longo dos dois dias do Fórum Vê Portugal, num encontro que terá lugar no Cine-Teatro Avenida, sete painéis preenchidos com especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo interno. “Turismo Cinematográfico – o Cinema ao Serviço do Turismo”, “Turismo 4.0 – Portugal, Hub de Inovação Digital”, “PROVEREs – Estratégias de Valorização e Promoção”, “ADN de Projetos Vencedores – Diferenciar para Ganhar”, “Turismo no Interior do País – Ativos Diferenciadores”, “Turismo na Orla Costeira – Ativos Diferenciadores” e “Promoção Turística Nacional – que Modelo?” são os temas aliciantes que irão ser lançados ao debate. O programa completo pode ser descarregado aqui.

O Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, vai honrar o Fórum Vê Portugal com a sua participação da sessão de encerramento.

Durante os dois dias, serão oradores nos painéis personalidades de áreas tão diversificadas como Luís Chaby Vaz (Presidente do ICA – Instituto de Cinema e Audiovisual), Lidija Lalicic (IFITT – International Federation for Information Technology and Travel/Tourism), João Vasconcelos (Ex-Secretário de Estado da Indústria e Ex-Diretor da Startup Lisboa), Pedro de Mello Breyner (Portugal Ventures), Luís Rocha (Diretor do Dino Parque), João Paulo Catarino (Secretário de Estado da Valorização do Interior), Ana Abrunhosa (Presidente da CCDRC), Guilhermina Rego (Presidente do Conselho Administração da APDL – Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões), João Fernandes (Presidente do Turismo do Algarve), Ricardo Valente (Presidente da Associação de Turismo do Porto), António Ceia da Silva (Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo), Vítor Costa (Presidente de Turismo da Região de Lisboa) e Luís Pedro Martins (Presidente do Turismo do Porto e Norte), além de autarcas, empresários e especialistas de outras áreas.

 


Conteúdo Recomendado