Produção deste ano afectada pelo tempo secoA Freguesia de Videmonte, no concelho da Guarda, tem na produção de castanha um recurso económico muito importante para os seus habitantes.
“A castanha é a maior fonte de rendimento para os agricultores. Todas as pessoas têm castanhas e quem já não as pode apanhar, arrenda os soutos aos mais novos”, disse ao Jornal A Guarda o presidente da Junta de Freguesia, Afonso Proença.
De acordo com o autarca, da aldeia sai todos os anos “uma porção grande de toneladas” para o mercado nacional e internacional. Indicou que as castanhas são compradas directamente aos produtores por três compradores da Freguesia, que asseguram o seu escoamento.
“A Freguesia de Videmonte é a maior produtora de castanha do concelho e do distrito da Guarda”, admite Afonso Proença, salientando que na terra é produzida castanha de três variedades: casta, longal e martaínha. “A martaínha, por ser grossa, tem maior procura e melhor preço”, indicou.
O autarca adiantou que nos últimos anos “a produção tem aumentado” porque as famílias reconheceram que têm na produção de castanha “um bom contributo” económico e tendo em conta as feiras realizadas pela Associação de Freguesias da Encosta da Serra. No entanto, aponta que ainda falta a realização de um grande certame “como acontece com o queijo da Serra da Estrela”.
Afonso Proença acredita no futuro do sector, tendo em conta que “há pessoas que moram na Guarda e têm soutos” na Freguesia, procedendo anualmente à apanha da castanha para venda. Por outro lado, observou que a produção tem aumentado na localidade que possui cerca de 500 habitantes, “porque nos últimos anos têm sido plantados mais castanheiros”.