Castanha é recurso económico importante para Videmonte

Produção deste ano afectada pelo tempo secoA Freguesia de Videmonte, no concelho da Guarda, tem na produção de castanha um recurso económico muito importante para os seus habitantes. “A castanha é a maior fonte de rendimento para os agricultores. Todas as pessoas têm castanhas e quem já não as pode apanhar, arrenda os soutos aos […]

Produção deste ano afectada pelo tempo secoA Freguesia de Videmonte, no concelho da Guarda, tem na produção de castanha um recurso económico muito importante para os seus habitantes.

“A castanha é a maior fonte de rendimento para os agricultores. Todas as pessoas têm castanhas e quem já não as pode apanhar, arrenda os soutos aos mais novos”, disse ao Jornal A Guarda o presidente da Junta de Freguesia, Afonso Proença.

De acordo com o autarca, da aldeia sai todos os anos “uma porção grande de toneladas” para o mercado nacional e internacional. Indicou que as castanhas são compradas directamente aos produtores por três compradores da Freguesia, que asseguram o seu escoamento.

“A Freguesia de Videmonte é a maior produtora de castanha do concelho e do distrito da Guarda”, admite Afonso Proença, salientando que na terra é produzida castanha de três variedades: casta, longal e martaínha. “A martaínha, por ser grossa, tem maior procura e melhor preço”, indicou.

O autarca adiantou que nos últimos anos “a produção tem aumentado” porque as famílias reconheceram que têm na produção de castanha “um bom contributo” económico e tendo em conta as feiras realizadas pela Associação de Freguesias da Encosta da Serra. No entanto, aponta que ainda falta a realização de um grande certame “como acontece com o queijo da Serra da Estrela”.

Afonso Proença acredita no futuro do sector, tendo em conta que “há pessoas que moram na Guarda e têm soutos” na Freguesia, procedendo anualmente à apanha da castanha para venda. Por outro lado, observou que a produção tem aumentado na localidade que possui cerca de 500 habitantes, “porque nos últimos anos têm sido plantados mais castanheiros”.


Conteúdo Recomendado