Casa de Santa Isabel cria Empresa de Inserção

Unidade na área da silvicultura dá trabalho a pessoas com necessidades especiais Desde a passada segunda-feira, dia 3, que está em funcionamento a Empresa de Inserção da Casa de Santa Isabel, com sede na freguesia de São Romão, no concelho de Seia. Uma unidade que aposta no desenvolvimento de trabalhos de silvicultura preventiva e plantação. […]

Unidade na área da silvicultura dá trabalho a pessoas com necessidades especiais

Desde a passada segunda-feira, dia 3, que está em funcionamento a Empresa de Inserção da Casa de Santa Isabel, com sede na freguesia de São Romão, no concelho de Seia. Uma unidade que aposta no desenvolvimento de trabalhos de silvicultura preventiva e plantação. Inclui, entre outras actividades, a plantação de árvores, a limpeza de áreas florestais e a venda de lenha para consumo doméstico ou industrial.

Trata-se de uma estrutura autónoma da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Casa de Santa Isabel – Instituto de Pedagogia Curativa e Socioterapia, instituição fundada em 1981 e vocacionada para a intervenção social junto de pessoas com deficiência, através do acompanhamento, cura e realização do seu potencial sócio-profissional.

A nova empresa garante cinco postos de trabalho directos, ocupados por pessoas com deficiência e incapacidades, mais um posto de trabalho indirecto, preenchido por uma engenheira florestal, contratada especificamente para o efeito, com o objectivo de coordenar as actividades desta empresa de economia social.

Trabalho associado a uma causa social

Os objectivos da Empresa de Inserção passam pelo aproveitamento dos recursos florestais que são património da instituição, oferecendo em mercado aberto a prestação dos serviços com aplicação de práticas inovadoras e diferenciadas face a propostas da concorrência. Para tal, incorpora nos serviços e produtos algumas características que permitem, ao potencial cliente, a opção preferencial por uma prestação que inclua uma perspectiva associada a uma causa social.

Segundo a instituição, o produto ou serviço, “para além de possuir padrões de exigência, qualidade e preço concorrenciais, é apresentado numa perspectiva solidária”. “O cliente não compra apenas um produto ou serviço. Ele saberá que, ao fazer a opção pelo serviço oferecido pela Casa de Santa Isabel, estará a contribuir para uma causa, estará a ajudar a manter o emprego de pessoas com necessidades especiais”, salienta.

A Casa de Santa Isabel adianta que “esta empresa oferece um leque de serviços diversificados e distintos face à concorrência local, não só pelas pessoas que alberga, mas também por particularidades de determinados serviços”. Por exemplo, na compra de lenha, se o cliente o pretender, por um custo simbólico, a entrega de lenha incluirá a arrumação em espaço destinado ao efeito pelo comprador. Presta também serviços de limpeza de terrenos (com especial atenção a envolventes de residências ou limites urbanos), produção e venda de plantas florestais nativas, execução de projectos florestais, manutenção de terrenos e arborismo (técnica utilizada para abate/poda de árvores de grande porte com recurso a cordas).

Financiada pelo Instituto de Emprego

A empresa é financiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional ao investimento e funcionamento e terá o apoio do Centro de Emprego e Formação Profissional de Seia para a prossecução dos objectivos de combate à exclusão social, promoção e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais dos trabalhadores envolvidos no projecto.


Conteúdo Recomendado