Carnaval genuinamente português na Guarda

A Câmara Municipal da Guarda vai assinalar o Carnaval com um programa que inclui um desfile e o “Julgamento do Galo do Entrudo”, que envolverá cerca de 900 pessoas, foi hoje anunciado.

Do cartaz do evento GuardaFolia, que vai decorrer de 28 de fevereiro a 04 de março, consta ainda um desfile infantil, as Tabernas do Entrudo, teatro de revista, a ‘Fun Run’ e uma comédia de “Stand up”.

A autarquia presidida por Álvaro Amaro refere, em comunicado, que este ano volta a promover “um programa de animação de Carnaval com muita cor e folia”.

“Trata-se de um Carnaval genuinamente português que tem no Domingo Gordo o seu auge de festejo com o desfile e Julgamento do Galo do Entrudo, que este ano conta com a novidade de um carro alegórico com sátira ao executivo municipal, para além da participação de 29 freguesias do concelho”, adianta a nota.

As freguesias participam num concurso que premeia o melhor carro alegórico (1.000 euros), os melhores figurinos (750 euros) e a melhor dinâmica de grupo (750 euros).

O desfile e Julgamento do Galo, com início às 16h00 do dia 03 de março, junto à Alameda de Santo André, conta com a participação de 12 grupos de bombos e de fanfarras, que animarão o percurso até à Praça Luís de Camões, junto da Sé Catedral, onde decorrerá o tradicional espetáculo do “Julgamento do Galo”.

A organização adianta que no espetáculo, a cargo do Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela, com direção artística de José Rui Martins, espera-se originalidade, sátira e muito humor.

O conceito do espetáculo “incidirá na exploração da dramaturgia inspirada no universo simbólico do livro de George Orwell, ‘O Triunfo dos Porcos’, com um formato de libreto musical ‘operístico’ interpretado por atores e as participações especiais da orquestra de canto e teatro do CMAD – Conservatório de Música e Artes do Dão”, segundo a autarquia.

O galo (uma criação de Nico Nubiola e de ZéTavares) “será julgado pelos seus pecados e atos inconsequentes, esperando-se que seja condenado e morto pelo fogo em praça pública e assim cumprida a tradição do Entrudo na Guarda”, remata.

O programa GuardaFolia começa no dia 28 de fevereiro, às 21h30, no grande auditório do Teatro Municipal, com o espetáculo de teatro musical “Eu saio na próxima, e você?”, de Filipe La Féria, com participação de Marina Mota e de João Baião, que é repetido no dia seguinte.

No dia 01 de março, a partir das 14h00, realiza-se o habitual desfile infantil das escolas e jardins-de-infância do concelho da Guarda.

Entre 01 e 04 de março, vão decorrer as Tabernas do Entrudo, na Alameda de Santo André, que convidam os habitantes da cidade e os visitantes a petiscar e a conviver com os amigos.

No dia 03, o programa inclui a Fun Run, considerada “a corrida mais divertida do ano”, que tem início pelas 11h00, na Praça do Município.

O evento GuardaFolia 2019 termina no dia 04 de março, com a comédia de “Stand up”, de Salvador Martinha, às 21h30, no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda.

 

Programa

Quinta e Sexta 28 de fevereiro e 1 de março

Teatro de Revista “Eu saio na próxima, e você?”, com Marina Mota e João Baião | Grande Auditório do TMG | 21h30

Sexta 1 de março
Desfile Infantil | Praça do Município| 14h00

Sexta 1 a segunda 4 de março

Tabernas do Entrudo (com animação diária por Virgílio Faleiro, Beira Brass Band, Filipe Nunes “O Arreaiano”, Rompe e Rasga, Augusto Canário & Amigos e Moustache Band.
Alameda de Santo André

Baile de Carnaval (Renovação 3) e Concurso de Máscaras | dia 4 às 21h30

Domingo, 3 de março

Fun Run | Praça do Município | 11h00

Desfile e Julgamento do Galo + espetáculo final | Orquestra Associação Música e Artes do Dão | Início junto à Alameda de Santo André, até à Praça Luís de Camões | 16h00

Animação pelos grupos: Tocándar, Toc & Rodão, Tumbala, NemFaNemFum, Nice Groove, Porbatuka, Karma Drums, Projeto EZ, Beira Brass Band, Moustache Band, Bardoada e Bombos do Paúl

Segunda-feira, 4 de março

Stand-up Comedy de Salvador Martinha | Grande Auditório do TMG | 21h30

 

Reveja o Desfile e Julgamento do Galo do Entrudo em 2018

 


Conteúdo Recomendado