Capital Group com mais de 10% da EDP

A gestora de ativos norte-americana tornou-se na segunda maior acionista da eléctrica liderada por António Mexia.

O Capital Group, uma das maiores gestoras de ativos norte-americanas, voltou a reforçar na EDP. A entidade financeira comunicou ontem que ultrapassou uma posição de 10% no capital da eléctrica a 7 de março. O Capital Group passou assim a ser o segundo maior acionista da EDP, superado apenas pela China Three Gorges, que controla 21,35%.

Aos preços de mercado, a posição do Capital Group está avaliada em 1,19 mil milhões de euros. Esta entidade financeira gere mais de um bilião de dólares e é maior acionista da entidade que detém a agência de ‘rating’ Standard & Poor’s e a segunda maior investidora da Moody’s.

O Capital Group tem vindo a reforçar nas ações da eléctrica no último ano. Comunicou uma posição acima de 2% no início de 2013 e anunciou que tinha passado os 5% da empresa em julho de 2013.

Além da China Three Gorges e do Capital Group, os maiores acionistas da EDP são a Oppidum (com 7,19%); a José de Mello SGPS (4,60%); a Senfora, detida pelo governo de Abu Dhabi; a Iberdrola que apesar de querer reduzir a participação ainda detém 2,90%; o BCP (2,63%); a argelina Sonatrach (2,38%); um fundo soberano do Qatar (2,27%); o fundo soberano da Noruega (2,23%); e a maior gestora de ativos do mundo, a norte-americana BlackRock, que detém 2% da EDP.

As ações da EDP perderam 1,29% hoje para 3,224 euros. No entanto, ganham 20,75% desde o início do ano.


Conteúdo Recomendado