Câmara da Guarda tem gabinete sobre fundos comunitários para "agarrar" oportunidades

O gabinete funciona com duas técnicas da Câmara da Guarda que dão apoio ao município e que também estão disponíveis para apoiar instituições e empresas do concelho.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou sexta-feira, dia 5, que a autarquia tem a funcionar um gabinete específico criado para o concelho poder “agarrar” as oportunidades do programa Portugal 2020. Segundo o autarca, o “gabinete dos chamados fundos comunitários” funciona com duas técnicas da Câmara da Guarda que dão apoio ao município e que também estão disponíveis para apoiar instituições e empresas do concelho que tencionem recorrer a fundos europeus.
“Só quero que [as duas técnicas] dominem de trás para a frente e da frente para trás os regulamentos que estão a ser desenhados, os avisos, as candidaturas”, disse Álvaro Amaro aos jornalistas no fim da segunda Conferência da Guarda, organizada hoje pela autarquia, sobre a temática “Oportunidades”. O autarca referiu que o trabalho do gabinete já está a resultar internamente, porque “a cada passo” é avisado “da abertura de avisos e de regulamentos”.
O responsável disse que o município tem que “agarrar as oportunidades” do novo quadro comunitário e deseja que o mesmo aconteça com as empresas e com as instituições da Guarda. Álvaro Amaro apontou que nesta matéria se aplica a “velha máxima de que ter muita informação é ter algum poder de decisão”.
“É preciso estudar muito, é preciso estarmos muito atentos, conhecermos, como eu digo muitas vezes, muito bem as gavetas, porque se não as conhecermos bem não sabemos bem onde meter o papel ou qual é a plataforma a que nos podemos candidatar”, observou.
A conferência sobre “Oportunidades”, realizada na Sala António de Almeida Santos, no edifício da Câmara Municipal da Guarda, contou com a presença de mais de cerca de 200 empresários, autarcas e representantes de instituições. Durante os trabalhos foram proferidas intervenções sobre “Portugal 2020 – O foco na competitividade e internacionalização”, por Duarte Rodrigues, do Conselho Diretivo da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, e “Os Apoios às Empresas no Centro 2020”, por Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro.


Conteúdo Recomendado