Câmara da Guarda promove Salão de Outono de arte contemporânea

O certame contempla escultura, pintura e serigrafia e outras expressões que marcaram presença no SIAC.

O Museu da Guarda acolhe, entre quinta-feira e o dia 30 de novembro, o I Salão de Outono, uma iniciativa cultural que terá em exposição obras originárias do I Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda.
Segundo a Câmara Municipal da Guarda, a iniciativa “Aberto para obras – I Salão de Outono”, recupera a tradição das mostras outonais que se praticam “um pouco por toda a Europa e tiveram origem nos inícios do século passado, em Paris [França]”.
Durante o evento vão estar em exposição as obras originárias do I Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (SIAC) que decorreu naquela cidade entre os dias 28 de maio e 14 de junho.
O certame contempla escultura, pintura e serigrafia e outras expressões que também marcaram presença no SIAC, nomeadamente a poesia, a música, a fotografia e o cinema, estando presentes todos os artistas e criadores participantes, segundo a organização.
A autarquia da Guarda refere em nota hoje enviada à agência Lusa que o I SIAC “reuniu artistas dos vários ramos da criação plástica e produziu um acervo que hoje integra as coleções do Museu da Guarda, agora sob a tutela do município”.
“Embora a escultura esteja já em espaço público na cidade, a pintura, a fotografia e a serigrafia saídas daquele evento ainda não tinham tido exposição pública. Este é pois o objetivo deste Salão de Outono, a inclusão catalogal das obras do SIAC no espaço do Museu da Guarda”, assinala a fonte.
A organização refere ainda que o certame pretende possibilitar que cada artista participante “tenha a oportunidade de poder apresentar obras inéditas produzidas entretanto e que seguirão depois para outras exposições nomeadamente em Lisboa e Madrid [Espanha]”.
A autarquia realça também a “importante componente pedagógica” do “Aberto para obras – I Salão de Outono”, dado que estão previstas várias visitas guiadas à exposição por parte dos alunos das escolas do concelho.
O programa inclui, entre outros momentos, um “percurso unamuniano na Guarda” (15 de outubro), a apresentação de um livro de poesia (21), uma palestra sobre “Arte contemporânea: espaço urbano e Educação” (28), um concerto de Roman Giza “Sonoridades Contemporâneas” (25 de novembro) e a apresentação do catálogo do I SIAC (30).
O evento cultural será inaugurado na quinta-feira, às 18:00, pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro.

Conteúdo Recomendado