Câmara da Guarda inaugura requalificação da Torre dos Ferreiros em novembro

O município da Guarda prevê inaugurar em novembro, por ocasião das comemorações do Feriado Municipal, as obras de requalificação da Torre dos Ferreiros, que vão permitir o acesso do público ao seu topo.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, disse esta segunda-feira aos jornalistas, no final da reunião quinzenal do executivo, que as obras que vão tornar aquele monumento visitável estão na fase final de execução e devem ser inauguradas no dia 27 de novembro, por ocasião do Dia da Cidade.

“Espero que, no Dia da Cidade, possamos inaugurar o elevador da Torre dos Ferreiros, [assim] como a requalificação da Torre dos Ferreiros” e devolver o monumento histórico à cidade, referiu.

Segundo o autarca, a obra de requalificação daquele monumento histórico inclui a construção de um elevador que vai permitir a acessibilidade ao topo do monumento a todos os cidadãos da cidade e aos visitantes.

A obra vai permitir “contemplar a paisagem” e possibilitar que os visitantes desfrutem de “espaços únicos” da cidade mais alta do país, disse Carlos Chaves Monteiro.

A assinatura da consignação da obra de requalificação da Torre dos Ferreiros decorreu no dia 27 de novembro de 2018, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, mas a empreitada atrasou, devido à pandemia causada pela covid-19, por o elevador que está a ser instalado ter muita tecnologia proveniente de Itália.

Tendo em conta o atraso, o executivo camarário deliberou hoje, por unanimidade, prorrogar a finalização dos trabalhos até ao dia 31 de outubro.

O projeto que torna a Torre dos Ferreiros visitável e que contribuirá para o aumento da oferta turística da cidade envolve um investimento da ordem dos 600 mil euros.

A intervenção em curso contempla, entre outras ações, a construção de um elevador no exterior do monumento e também a requalificação do acesso interior por escadaria.

A Torre dos Ferreiros, uma das mais emblemáticas estruturas pertencentes à muralha da cidade, está classificada como monumento nacional.

O monumento, que possui uma das antigas entradas da cidade amuralhada, conhecida por Porta dos Ferreiros, é uma construção do século XII/XV.


Conteúdo Recomendado