Câmara da Guarda e GNR distribuem equipamentos de Teleassistência no Dia Internacional da Pessoa Idosa

Trata-se de um sistema de teleassistência e monitorização que tem como objetivo proteger os munícipes idosos ou com necessidades especiais que vivem em zonas mais isoladas.

O município da Guarda e a GNR entregaram, na quinta-feira, no Dia Internacional da Pessoa Idosa, equipamentos de teleassistência a idosos, no âmbito de um projeto que também envolve a Associação Distrital para a Sociedade de Informação (ADSI).

 O sistema de teleassistência e de monitorização denominado eGuard tem como objetivo “proteger os munícipes idosos ou com necessidades especiais que vivem em zonas mais isoladas do concelho da Guarda”.

O equipamento é constituído por um dispositivo eletrónico de apoio gratuito, que permite obter assistência permanente em qualquer eventualidade.

“Trata-se de um objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de três segundos, aciona a chamada SOS para a GNR. O dispositivo deverá ser utilizado no caso, por exemplo, de doença súbita, incêndio, em caso de presenciar ou ser vítima de crime, ou de qualquer outra situação considerada de emergência”, refere a autarquia.


De sublinhar, que os equipamentos também já foram entregues noutros municípios, nomeadamente, Almeida, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa, Mêda, Celorico da Beira e Pinhel. E em breve, serão entregues nos restantes municípios que integram o projeto.


Conteúdo Recomendado