Evento Terminado em 2022-12-07 20:00:00

Câmara da Guarda apresenta proposta do Plano Estratégico Municipal para a Cultura

Início: 2022-12-07 18:30:00
Fim: 2022-12-07 20:00:00
Local do Evento: Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
Entidade Promotora: Câmara Municipal da Guarda

O Plano Estratégico Municipal para a Cultura foi iniciado pelo executivo municipal anterior, presidido por Carlos Chaves Monteiro, e foi continuado pelo presidente da Câmara Municipal em funções desde outubro de 2021, Sérgio Costa.

A Câmara Municipal da Guarda vai apresentar publicamente a proposta do Plano Estratégico Municipal para a Cultura hoje, dia 7 de dezembro.


A sessão terá lugar na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), pelas 18h30, e é aberta a toda a comunidade.


Este plano, iniciado no âmbito do processo de candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027, é um instrumento obrigatório e orientador, até 2030, daquilo que devem ser as políticas de cultura.


O Município pretende que o Plano seja um documento orientador para a ação transformadora, articulado em coerência com a Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030, promovida pela Direção Regional de Cultura do Centro, e com o Plano Nacional das Artes.


O estudo e plano prospetivo para a atuação cultural estruturada na próxima década teve início a 27 de maio de 2021 e é organizado em torno dos seguintes objetivos específicos: Apresentar o contexto cultural da Guarda; Aferir impactos dos investimentos culturais da Guarda; Analisar as estratégias de espaços e de eventos culturais âncora para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos; Caracterizar os perfis dos públicos da cultura; Estudar o grau de satisfação sobre as dinâmicas culturais; Recolher contributos para a estratégia cultural municipal até 2030; Apresentar a metodologia de trabalho e desenhar o Plano.


Relembre-se que durante o processo, foi efetuado um conjunto de ações de auscultação pública como entrevistas, grupos de discussão, trabalho de campo de observação no terreno e a aplicação de um questionário acessível a toda a população que decorreu entre 27 de maio e 27 de junho de 2021.


O Plano Estratégico Municipal para a Cultura foi iniciado pelo executivo municipal anterior, presidido por Carlos Chaves Monteiro, atual vereador do Partido Social Democrata (PSD), e foi continuado pelo presidente da Câmara Municipal em funções desde 16 de outubro de 2021, Sérgio Costa.


O processo está a ser conduzido técnica e cientificamente pelo Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho, o mesmo que desenvolveu a Estratégia Cultura Centro 2030 para a região.


Conteúdo Recomendado