Calor regressa hoje

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do cabo Raso até meio da manhã e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado em especial durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do cabo da Raso e subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco de nordeste, rodando para noroeste a partir do final da tarde.

Para os Açores, a previsão aponta para céu muito nublado, com abertas para o fim da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros, neblina ou nevoeiro e vento oeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Bragança prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, em Évora 35º, em Beja 34º, Castelo Branco 31º, Portalegre 32º, Guarda, Viana do Castelo, Leiria e Ponta Delgada 25º, Faro e Viseu 28º, Porto e Angra do Heroísmo 24º, Santa Cruz das Flores 23º e Funchal 26º.

Risco extremo de exposição solar no Funchal e Porto Santo

O Funchal e a ilha do Porto Santo, na Madeira, apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis muito altos, informou o IPMA.

O instituto colocou o Funchal e Porto Santo em risco extremo e as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Em risco alto estão ainda as regiões de Santa Cruz das Flores e Horta, Açores.

Para as regiões com risco extremo, o IPMA aconselha a população a evitar o mais possível a exposição ao Sol e recomenda, para níveis elevados, o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar.

O IPMA aconselha ainda a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.


Conteúdo Recomendado