Calçado português assenta os pés na China

Onze empresas portuguesas de calçado clássico e desportivo vão participar em abril numa feira internacional em Xangai. «A China é, para nós, um dos mercados com maiores potenciais de crescimento», disse o porta-voz da Apiccaps (Associação Portuguesa de Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos), Paulo Gonçalves. «Vamos a Xangai em abril e […]

Onze empresas portuguesas de calçado clássico e desportivo vão participar em abril numa feira internacional em Xangai.
«A China é, para nós, um dos mercados com maiores potenciais de crescimento», disse o porta-voz da Apiccaps (Associação Portuguesa de Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos), Paulo Gonçalves. «Vamos a Xangai em abril e voltaremos em julho, para participar noutra feira», acrescentou. O primeiro certame, o “Micam Xangai 2013”, organizado pela Feira de Milão e a Associação Italiana de Fabricantes de Calçado, decorrerá de 09 a 11 de abril, num centro de exposições situado no centro da capital económica da China. «Será a nossa maior participação de sempre. Já exportamos para 132 países, mas, neste momento, a Europa está num período crítico e temos de conquistar novos mercados», realçou o porta-voz da Apiccaps. Constituída por cerca de 500 empresas, aquela associação, fundada em 1975, representa 80% do setor. «Exportamos mais de 95% do que produzimos e no ano passado ultrapassámos, pela primeira vez, os 1.000 milhões de euros», indicou também Paulo Gonçalves. As empresas portuguesas representadas na edição deste ano da “Micam Xangai” são: Arcopedico, Bnop, Fly London, In the Pink/Fidji, Perlato, See2Bee, Softwalk, Sónia Patrício, Storm/Kayak, Tentoes/J.Reinaldo e Walkys. Em julho, idêntico número de empresas portuguesas do setor é esperado na “Novomania 2013”, um certame internacional de moda organizado em Xangai pelo consórcio chinês Novo Group, sob a direção de um gestor português. «Portugal tem imenso potencial. O nosso calçado, por exemplo, é de grande qualidade», disse Guilherme Faria, diretor-geral do “NOVOMANIA International Fashion Trade Show”. Os dois certames ocorrem num bom momento das relações comerciais luso-chinesas. Em 2012, as exportações portuguesas para a China aumentaram 30%, atingindo o valor recorde de 1.128 milhões de euros.

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