Bruxelas fecha acordo para compra de vacina contra a Covid-19

Vacina está a ser desenvolvida pela universidade de Oxford e pela farmacêutica Astrazeneca.

Bruxelas fechou um acordo para a compra de 300 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19.

O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, dando conta que o acordo prevê ainda a compra adicional de mais 100 milhões de doses, pode ler-se no site da Comissão.

A vacina pertence à farmacêutica AstraZeneca, e está a ser desenvolvida na universidade de Oxford, e o acordo para a sua aquisição acontece após conversações exploratórias com a Sanofi-GSK anunciadas a 31 de julho, e com a Johnson & Johnson, a 13 de agosto.

“A Comissão Europeia concluiu o primeiro acordo de compra de até 400 milhões de doses da futura vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. Estamos empenhados em garantir a saúde dos europeus e dos nossos parceiros a nível mundial”, escreveu a líder da Comissão Europeia na sua página de Twitter.

Assim que se prove que a vacina é segura e eficaz contra a Covid-19, a Comissão irá adquirir 300 milhões de doses da mesma, com uma opção de compra de mais 100 milhões de doses, em nome dos Estados Membros da União Europeia. Saliente-se que a Comissão Europeia continua a discutir acordos semelhantes com outros fabricantes de vacinas.

A candidata a vacina da AstraZeneca já se encontra na Fase II/III de ensaios clínicos em larga escala, após resultados promissores na Fase I/II no que diz respeito à segurança e imunogenicidade.

Stella Kyriakides, comissária da Saúde e Segurança Alimentar, afirmou que esta sexta-feira, “chegou-se a ao primeiro acordo europeu para a aquisição de uma vacina, após semanas de negociações”.

“Gostaria de agradecer à AstraZeneca pelo seu empenho neste acordo importante para os nossos cidadãos. Continuaremos a trabalhar de forma incansável para trazer mais candidatos para o nosso portfolio de vacinas na UE”, acrescentou.

O acordo hoje aprovado será financiado pelo Instrumento de Apoio de Emergência, que dispõe de fundos dedicados à criação de uma carteira de potenciais vacinas com diferentes perfis e produzidas por diferentes empresas.


Conteúdo Recomendado