Bragança e Guarda considerados os distritos mais seguros de Portugal em 2022

Bragança e Guarda foram os dois distritos mais seguros de Portugal em 2022, seguindo-se Castelo Branco, Viseu e Vila Real. Os dados são do Barómetro de Segurança da Securitas Direct de 2022, que avalia as regiões do país mais seguras.

De acordo com o Barómetro, os distritos de Bragança e Guarda são os mais seguros, com uma taxa de incidência de 0,05% e 0,07%, respetivamente. A completar o top 5 estão Castelo Branco (0,10%), Viseu (0,12%) e Vila Real (0,14%).

Segundo o relatório da empresa, 6 em cada 10 dos assaltos (62,3%) foram a negócios e cerca de 4 em cada 10 (37,70%) foram a residências. Neste caso foram as vivendas e as moradias o alvo do maior número de tentativas de assaltos, com um registo de 87,30% das intrusões. Os apartamentos registaram 12,7% das incidências.

“Quando falamos dos horários de assaltos a residências, destacam-se os períodos entre as 10h e as 11h e o período das 19h como os preferidos dos intrusos. Nestes horários ocorreram em média 4 tentativas de assalto por hora. Além disso é às sextas e aos domingos que se registam mais ocorrências, correspondendo a 30% das intrusões totais no setor residencial”.

“É possível prevenir estas situações, ao utilizar sistemas de alarmes e de videovigilância que são dissuasores e que, estando ligados a um centro de monitorização de alarmes, permitem evitar situações de sobressalto”, afirma Luís Quintino, Diretor de Operações.

O Barómetro da Securitas Direct tem em consideração o número de incidências (disparos reais dos alarmes e intrusões) por Distrito registados pela Central Recetora de Alarmes da empresa, que gere em Portugal mais de um milhão de dispositivos e permanece ativa 24 horas por dia, 365 dias por ano.


Conteúdo Recomendado