Bombeiros do Distrito equipados com Sistema de Informação Geográfica

Equipamento instalado em 110 veículos de combate a incêndios florestais Os bombeiros do distrito da Guarda estão equipados com um sistema de localização de veículos operacionais, que facilita “o controlo das decisões” e aumenta a segurança no terreno. Segundo o comandante operacional distrital (CODIS), em declarações à agência Lusa, o equipamento foi adquirido no âmbito […]

Equipamento instalado em 110 veículos de combate a incêndios florestais

Os bombeiros do distrito da Guarda estão equipados com um sistema de localização de veículos operacionais, que facilita “o controlo das decisões” e aumenta a segurança no terreno.

Segundo o comandante operacional distrital (CODIS), em declarações à agência Lusa, o equipamento foi adquirido no âmbito de uma candidatura comunitária, no valor de 325.500 euros, financiada em 75 por cento, e já se encontra instalado em 110 veículos de combate a incêndios florestais de todas as corporações do distrito da Guarda. “Com esta aplicação podemos visualizar a localização dos veículos nos teatros de operações”, explicou António Fonseca, indicando que as viaturas estão dotadas com equipamento que permite, através do Sistema de Informação Geográfico (SIG), saber qual a sua posição no terreno.

Maior segurança e controlo das decisões facilitado

O CODIS da Guarda considera tratar-se de uma ferramenta “muito importante” do ponto de vista da gestão operacional, “porque é mais fácil fazer o controlo das decisões” e verificar “se determinado grupo de efectivos está no local que foi destinado pelo posto de comando”. Por outro lado, “também é muito importante para a questão da segurança, porque se houver algum problema com alguma equipa”, como está a ser feita a sua georeferênciação, será mais fácil chegar junto dela.

“Como temos a georeferênciação desse veículo, sabemos no mapa onde ele está e temos as coordenadas, pelo que mais facilmente chegaremos até eles [aos homens] de imediato”, acrescentou o mesmo responsável, reportando-se a uma hipotética situação de emergência.

António Fonseca explicou ainda que, tanto no CDOS da Guarda, como em cada central dos corpos de bombeiros do Distrito, através de uma aplicação informática associada ao sistema de localização, os operadores “poderão ver no monitor uma carta digitalizada, com a localização dos veículos e também podem tirar outras informações, como as coordenadas geográficas e as velocidades de cada deslocação”.

O CODIS reconhece que o sistema de localização dos veículos de combate a incêndios, que está em fase de “ajustes finais”, é “um apoio muito bom à segurança dos efectivos”. Em declarações à Lusa, António Fonseca salientou ainda que cada veículo tem um equipamento que permite enviar as informações “através da rede GSM”.


Conteúdo Recomendado