ZIF Serra da Estrela Sul engloba terrenos da freguesia de Vide

Gestão atribuída à Caule Foram criadas mais duas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) com gestão a cargo da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra. A criação das ZIF foi publicada em Diário da República (2ª Série) de 5 de Maio de 2009. Assim, surge a ZIF Serra da Estrela Sul (ZIF nº61), com uma […]

Gestão atribuída à Caule

Foram criadas mais duas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) com gestão a cargo da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra. A criação das ZIF foi publicada em Diário da República (2ª Série) de 5 de Maio de 2009.

Assim, surge a ZIF Serra da Estrela Sul (ZIF nº61), com uma área de 4288 hectares, englobando vários prédios rústicos das freguesias de Vide, Piódão e São Gião, respectivamente dos concelhos de Seia, Arganil e Oliveira do Hospital, a que aderiram 340 proprietários florestais, e também a ZIF Moura Alva (ZIF nº 58), com 4380ha, criada nos concelhos de Arganil e Oliveira do Hospital, nas freguesias de Anceriz, Benfeita, Cerdeira, Moura da Serra, Pomares, Vila Cova do Alva, Avô e Aldeia das Dez, na qual participam 412 proprietários.

Com estas duas novas ZIF, a CAULE conta já com 10 ZIF constituídas, num total de 57873ha, nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Seia e Penacova, às quais aderiram 5232 proprietários e produtores Florestais.

Ordenamento e gestão sustentável da floresta

A CAULE “continua, assim, a promover a profissionalização do ordenamento e da gestão sustentável da floresta, contribuindo para a valorização dos produtos florestais e para a redução das condições de ignição e propagação de incêndios”.

Segundo a Associação da Beira Serra, “aos aderentes das ZIF é facultado o acesso primordial e mais vantajoso aos apoios financeiros existentes no âmbito dos vários programas de incentivos à produção e gestão florestal, podendo estes ser comunitários e nacionais”.


Conteúdo Recomendado