BMEL dedica conferência a Carolina Beatriz Ângelo

A Biblioteca Municipal da Guarda destaca ainda a Revolução de Outubro de 1917, que este outubro comemora o seu centenário.

No próximo dia 3 de outubro, às 18 horas, a Biblioteca Municipal da Guarda promove a conferência “Carolina Beatriz Ângelo – a médica guardense que abraçou a utopia republicana”, por Antonieta Garcia.

Beatriz Ângelo foi a primeira cirurgiã portuguesa. Idealista, sonhava com um mundo regido pela tríade: liberdade, igualdade e fraternidade. Aquando das eleições de 28 de Maio de 1911, foi notícia e capa de muitos jornais nacionais e internacionais. Vencera uma batalha: foi a primeira mulher a exercer o direito de voto.

Antonieta Garcia é Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora Associada na Universidade da Beira Interior (Aposentada) desenvolve as suas investigações no âmbito do Judaísmo e das Identidades.

A Biblioteca Municipal destaca ainda a Revolução de Outubro de 1917, que este outubro comemora o seu centenário. Assim, de 2 a 30 do próximo mês pode ser visitada na biblioteca a mostra bibliográfica “A Revolução de Outubro de 1917”.

A Revolução Russa de 1917 teve por base uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório, resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.



Conteúdo Recomendado