Bendada dá música à região

O Bendada Music Festival vai decorrer a partir de hoje até ao dia 22, com um programa que inclui concertos, ‘masterclasses’ e iniciação à educação musical.

A aldeia de Bendada, no concelho do Sabugal, Guarda, recebe este mês a terceira edição de um festival internacional de música que junta, durante uma semana, 36 alunos de vários países, segundo a organização.

O Bendada Music Festival vai decorrer a partir de hoje e o dia 22, com um programa que inclui concertos, ‘masterclasses’ e iniciação à educação musical.

“Este ano, a Bendada irá receber um grupo de 36 alunos, com idades compreendidas entre os 14 e os 22 anos, provenientes de várias zonas de Portugal, Itália e Estados Unidos da América. Estes alunos estudam piano, violino, viola, violoncelo, flauta, clarinete, guitarra e canto em conceituados Conservatórios e Universidades”, refere a organização.

Segundo a fonte, com a participação de alunos de três nacionalidades, o Bendada Music Festival dá “o primeiro passo no sentido da internacionalização, sendo que o corpo docente também é formado por professores oriundos de vários países”.

Inês Andrade, pianista e diretora artística, sublinha no comunicado que “é muito bom ver que alguns alunos têm regressado todos os anos, desde a primeira edição”, mas há “também muitos alunos que vêm ao festival pela primeira vez”.

“Para além do grupo de alunos mais avançados, teremos cerca de 20 crianças no curso de iniciação à música”, indica.

A responsável explica ainda que “esta valência inclui aulas de coro, formação musical e instrumento, e pretende fomentar o gosto pela música nos alunos mais novos, que residem nos concelhos do Sabugal, Belmonte e Guarda”.

No âmbito do terceiro Bendada Music Festival, estão previstos concertos em várias localidades da região.

As aulas diárias terão lugar em diversos espaços da aldeia de Bendada, mas o festival inclui concertos na igreja matriz de Malcata, Sabugal (dia 18), no castelo de Belmonte (19), no Parque das Tílias do Fundão (20), na Casa da Música da Bendada (21) e no Auditório Municipal da Guarda (22).

O programa do evento anual inclui também um coro de adultos onde participam algumas dezenas de seniores da aldeia da Bendada.

Segundo a diretora artística, o Bendada Music Festival “é uma aposta ganha no sentido em que tem esgotado sempre o número de vagas para participantes e enchido o auditório da Casa da Música da Bendada em todos os seus eventos”.

A responsável assinala que, com o evento, “há também uma crescente atenção para a zona do interior do país que foi esquecida durante várias décadas e sofre com o problema da desertificação, falta de oportunidades e de oferta cultural”.

“O festival veio dinamizar uma aldeia com fortes tradições musicais, mas com cada vez menos habitantes, trazendo uma nova vida e incentivando a economia e o turismo”, remata.

O festival tem apoios dos Municípios do Sabugal, Fundão, Belmonte e Guarda, da Junta de Freguesia da Bendada, da Sociedade Filarmónica Bendadense, da Associação Malcata com Futuro, da Escola de Música de Belmonte, da AvA Musical Editions e da Boston University.


Conteúdo Recomendado