Belmonte espera que reforma do setor da água se traduza em tarifas mais baixas

O presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha, disse hoje que concorda com a reforma do setor da água desde que esta “traga tarifas mais baixas para os municípios do interior”.

“Acho bem que se proceda a esta reforma, desde que ela também traga tarifas mais baixas para os municípios do interior, que, como se sabe, estão a ser fortemente penalizados”, disse Dias Rocha em declarações à agência Lusa.

O Governo anunciou na quinta-feira que concluiu a reforma do setor das águas, que passa por “um fortíssimo emagrecimento” do grupo Águas de Portugal, agregando 19 empresas regionais em cinco entidades e reduzindo custos em 2.700 milhões de euros.

Em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, afirmou que a criação de sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento do Norte, Centro Litoral e Lisboa e Vale do Tejo irá promover uma “harmonização tarifária” entre o interior e o litoral.

“A expectativa que temos é a de que se avance já e que finalmente se faça justiça para com o Interior. Se isso acontecer, então, será uma reforma que pode ser positiva e que veremos com bons olhos”, acrescentou Dias Rocha.

O presidente deste município, que integra o sistema Águas de Zêzere e Côa (AZC), defendeu ainda que no âmbito desta reforma deve também ser procurada uma “solução de bom senso e equilibrada” que vise a resolução do problema da dívida acumulada.

“De outra forma não vejo como é que os municípios poderão fazer face aos valores em causa”, sublinhou.

António Dias Rocha, que presidiu a empresa AZC, mostrou-se ainda “satisfeito” com o facto de a sede da empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo (que integrará as antigas AZC) ficar localizada na cidade da Guarda.

“Acho bem, porque a Guarda tem uma boa centralidade e além disso esta medida poderá ajudar a manter alguns postos de trabalho existentes e, eventualmente, criar outros nesta região que tanto precisa”, apontou.

O sistema multimunicipal AZC engloba os municípios de Aguiar da Beira, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Oliveira do Hospital, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Seia.


Conteúdo Recomendado