BEI aumenta capital para financiar economia europeia

O Banco Europeu de Investimento fechou hoje um aumento de capital de dez mil milhões de euros para ajudar na recuperação europeia. Os 27 estados-membros da União Europeia aprovaram hoje um aumento de capital de 10 mil milhões de euros do Banco Europeu de Investimento. O objetivo é permitir que a entidade ajude na recuperação […]

O Banco Europeu de Investimento fechou hoje um aumento de capital de dez mil milhões de euros para ajudar na recuperação europeia.
Os 27 estados-membros da União Europeia aprovaram hoje um aumento de capital de 10 mil milhões de euros do Banco Europeu de Investimento. O objetivo é permitir que a entidade ajude na recuperação económica europeia, concedendo mais 60 mil milhões de euros de crédito para projetos nos países da UE. Esta operação é um dos pontos-chave da estratégia delineada por Bruxelas para fomentar o crescimento na UE. O presidente do BEI, Werner Hoyer, referiu num comunicado que «a decisão de reforçar a base de capital do banco e permitir aumentar a concessão de crédito em 60 mil milhões de euros demonstra o desejo partilhado de apoiar o investimento que criará emprego e contribuirá para o crescimento económico na Europa». Acrescenta ainda que o BEI irá trabalhar com as autoridades nacionais, investidores públicos e privados para «assegurar um uso efetivo do crédito adicional». Os setores que serão privilegiados pelo BEI serão os da inovação, PME, energia limpa e modernização de infraestruturas. Os 60 mil milhões de novo financiamento serão conjugados com os 50 mil milhões de euros que o BEI concede anualmente.

Conteúdo Recomendado