Castilblanco, um pequeno município que pertence à província de Badajoz, vai ter a partir de 2023 uma espécie de cidade inteligente movida a energia solar.
O projeto, com o nome de Elysium City, vai ocupar 1200 hectares e terá um parque de diversões ao estilo da Disneyland Paris.
A garantia é de John Cora, ex-executivo que trabalhou na Walt Disney durante 30 anos e criou agora a empresa norte-americana Cora Alpha.
Em entrevista à revista “Travel + Leisure”, o empresário disse: “Estamos a criar um projeto que será uma cidade inteligente do zero. O chamariz vai ser um parque temático ao nível da Disney e um parque aquático de aventura que é diferente dos parques aquáticos típicos. O objetivo é que seja um lugar onde queira trabalhar, morar e divertir-se”.
Na primeira fase, a Elysium City vai ter hotéis de cinco estrelas, marina, casino, centro comercial, um estádio com 40 mil lugares, duas mil casas para residentes e, claro, o parque de diversões.
Conta a mesma publicação que em 2028, John Cora espera ter mais cinco hotéis de luxo, uma pista de Fórmula 1 e um centro equestre.
No final de dezembro de 2018, foi avançado pelo jornal “Sul Informação” que o Algarve também queria um parque de diversões semelhante ao da Disneyland.
“Temos de ter capacidade de atrair as pessoas também na época baixa. Nós estamos a pensar num parque de diversão. É verdade que já existem muitos no Algarve, mas são todos ligados à água. O que seria necessário era algo do género da Disney, com um tamanho proporcional ao do Algarve“, disse na altura Carlos Vinhas Pereira, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.
No entanto, até à data ainda não são conhecidas mais informações.
Projeto Elysium City