Autárquicas: CDU candidata enfermeiro e sindicalista Honorato Robalo à Câmara da Guarda

A CDU vai candidatar o enfermeiro e dirigente sindical Honorato Robalo à Câmara da Guarda, um candidato que promete trabalhar e contribuir para “a melhoria das condições de vida” no concelho.

Honorato Robalo, de 51 anos, disse hoje à agência Lusa que a sua candidatura à Câmara da Guarda pela CDU “insere-se num projeto coletivo, com percurso de intervenção nos diversos domínios na defesa da causa pública e ao serviço da esmagadora maioria dos munícipes”.

“É com grande satisfação que ouvimos todos os dias muitas pessoas de diversos estratos sociais, com diferentes conceções políticas, afirmar que votarão na CDU nas próximas eleições. O que posso afirmar, em nome do coletivo que abraço no projeto autárquico da CDU ao município da Guarda, é que podem contar connosco para a resolução dos problemas reais que persistem pelas opções de direita na gestão autárquica do nosso concelho”, disse.

Na opinião do candidato, “urge contribuir para que haja eleitos da CDU em todos os órgãos autárquicos, incluindo no executivo municipal”.

O enfermeiro especialista na Unidade Local de Saúde da Guarda considera “fundamental a presença e identidade da CDU no executivo municipal, não apenas como desiderato à fiscalização democrática do trabalho do executivo camarário, mas sobretudo à apresentação de propostas construtivas para a melhoria das condições de vida no concelho”.

“É público o nosso trabalho, a nossa intervenção, a nossa incansável firmeza fundamental para que sejam transportados os anseios dos trabalhadores nas decisões a tomar pelo executivo municipal”, justifica.

Frequentemente, a CDU recebe “diversas preocupações sobre os problemas que afetam os munícipes, desde a habitação, à recolha de RSU [Resíduos Sólidos Urbanos], aos transportes públicos, entre outras situações”.

“O que posso afirmar é que não basta saudar a nossa candidatura. É fundamental a transformação da saudação em apoio, esse [que é] fundamental para a eleição dos seus legítimos representantes”, disse.

Em relação a ideias para o futuro do concelho, defende propostas políticas “em vetores fundamentais, desde logo no domínio da política de solos para a fixação das populações no mundo rural e ao serviço das micro, pequenas e médias empresas, tal como no domínio da política cultural e desportiva rentabilizando os equipamentos existentes, nomeadamente no mundo rural”.

O candidato da CDU à Câmara da Guarda foi membro da concelhia local e da direção da Organização Regional do PCP e já desempenhou as funções de deputado municipal e de eleito na Assembleia de Freguesia da Guarda.

Atualmente, é membro da direção nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e da direção da União dos Sindicatos da Guarda.

A CDU anunciou em comunicado que candidata Diana Soraia Gonçalves dos Santos, membro da Comissão Concelhia da Guarda do PCP, à liderança da Assembleia Municipal.

No atual executivo municipal, o PSD tem a maioria, com cinco eleitos, e o PS tem dois elementos.

Na Guarda, já são conhecidas as candidaturas de Carlos Chaves Monteiro (PSD), Luís Couto (PS), Sérgio Costa (independente) e de Francisco Dias (Chega).

Este ano, as autárquicas ainda não têm data, mas, segundo a lei, ocorrem entre setembro e outubro.


Conteúdo Recomendado