Autárquicas: BE recandidata professor Jorge Mendes à presidência da Câmara da Guarda

O BE candidata Jorge Mendes, de 64 anos, pela segunda vez consecutiva à liderança da maior autarquia do distrito da Guarda.

O professor e líder distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE), Jorge Mendes, volta a ser o candidato do partido à presidência da Câmara, para a autarquia “mudar de políticas”.

O BE candidata Jorge Mendes, de 64 anos, pela segunda vez consecutiva à liderança da maior autarquia do distrito da Guarda.

A candidatura “está a ser construída por aderentes do BE e por muitos independentes que acreditam ser necessária, e possível, uma mudança na forma de gerir os destinos do concelho da Guarda”.

“Esta candidatura desafia a Guarda a mudar: mudar de políticas e mudar de protagonistas”, segundo o candidato.

Jorge Mendes aponta que o atual e os anteriores executivos conduziram o concelho “para uma situação pouco ou nada invejável” e, por isso, é “urgente uma mudança”.

O BE “quer ser uma força decisiva para a abertura de um novo ciclo autárquico” na Guarda e considera “urgente mudar de políticas e ensaiar novas respostas para as questões da transparência, participação e cidadania”.

Na sua opinião, é também fundamental “mudar de políticas e ensaiar novas respostas” para as questões da habitação e da mobilidade, para a defesa do ambiente e dos espaços públicos, para a defesa dos direitos sociais, para combater as desigualdades reforçando os serviços públicos e para as questões da educação, da cultura e da igualdade.

O cabeça de lista do BE acredita “num novo ciclo”, no qual o partido “será uma força decisiva”, admitindo que “o voto no BE fará toda a diferença”.

O candidato do BE é natural de Gouveia, mas reside na cidade da Guarda há 27 anos.

Jorge Mendes, professor adjunto no Instituto Politécnico da Guarda desde 22 de outubro de 1990, é doutorado em Políticas Públicas (Universidade de Aveiro), mestre em Administração Escolar (Universidade do Minho), licenciado em Matemática (Universidade de Lisboa) e pós-graduado em Gestão de Instituições do Ensino Superior (Universidade Politécnica da Catalunha) e em Ciências da Administração (Universidade do Minho).

O candidato foi eleito líder da Comissão Coordenadora Distrital do BE da Guarda em setembro de 2020 e foi o cabeça de lista do partido, pelo círculo eleitoral da Guarda, nas eleições legislativas de 2015 e de 2019.

Foi presidente do Instituto Politécnico da Guarda (janeiro 2001 – setembro 2010), vice-presidente da mesma instituição (junho 1998 – janeiro 2001) e Provedor do Estudante no mesmo estabelecimento de ensino superior (dezembro 2010 – junho 2017).

Jorge Mendes é membro da Amnistia Internacional há quase 30 anos e desempenhou vários cargos em organizações locais ligadas à cultura, à educação, ao desporto e aos bombeiros.

O BE da Guarda candidata Bárbara Xavier, psicóloga, de 29 anos, à presidência da Assembleia Municipal.

No atual executivo municipal o PSD tem a maioria, com cinco eleitos, e o PS tem dois elementos.

Na Guarda já são conhecidas as candidaturas de Carlos Chaves Monteiro (PSD), Luís Couto (PS), Sérgio Costa (independente), Francisco Dias (Chega) e Honorato Robalo (CDU).

Este ano, as autárquicas ainda não têm data, mas, segundo a lei, ocorrem entre setembro e outubro.


Conteúdo Recomendado