Sete concelhos do distrito da Guarda apresentam hoje risco "máximo" de incêndio

Figueira de Castelo Rodrigo, Aguiar da Beira, Trancoso, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda e Sabugal são os concelhos em risco.

Catorze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Beja e Faro apresentam hoje risco “Muito Elevado” de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Os concelhos de Vimioso (Bragança); Figueira de Castelo Rodrigo, Aguiar da Beira, Trancoso, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda, Sabugal, Oleiros e Mação (Castelo Branco); Barrancos (Beja); Alcoutim, Tavira e Monchique (Faro), estão hoje em risco “Muito Elevado” segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco ‘Elevado’ de incêndio vários concelhos de sete distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade no Minho e Douro Litoral a partir da tarde.

Ainda no Minho, preveem-se períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral.

No sul do continente o céu vai apresentar-se pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade no litoral oeste a partir do início da manhã e no interior do Alentejo a partir do meio da manhã.

Nos Açores vão verificar-se períodos de céu muito nublado, com abertas e no arquipélago da Madeira o céu vai apresentar-se com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir do final da tarde com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco.

No continente prevê-se que a temperatura máxima atinja os 33 graus Celsius em Faro; 32 em Beja; 31 em Évora; 27 em Lisboa, 30 em Santarém e Castelo Branco, Portalegre 28; 26 em Bragança; 25 em Coimbra; 22 em Viana do Castelo e no Porto.


Conteúdo Recomendado