Previsão de neve coloca distrito da Guarda sob aviso laranja

O IPMA colocou sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Guarda devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a quota para 400/600 metros, entre as 12 horas de hoje e a meia-noite de quinta-feira.

Nove distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir os 09 a 11 metros, entre as 21 horas de hoje e as 6 horas de quinta-feira.

Estes três distritos bem como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros, até às 18 horas de quinta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Guarda devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a quota para 400/600 metros, entre as 12 horas de hoje e a meia-noite de quinta-feira.

Também por causa da queda de neve, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco entre as 6 horas de hoje e a meia-noite de quinta-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave significa situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na terça-feira que, nos próximos dias, prevê-se precipitação, descida das temperaturas máxima e mínima, queda de neve e agitação marítima com ondas que poderão chegar aos cinco metros.

Após reunião hoje realizada com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre as condições meteorológicas para os próximos dias, a ANPC aconselhou a população a ter cuidados e adotar comportamentos preventivos.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, com abertas nas regiões do interior durante a tarde, períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a cota para os 400/600 metros na região Norte e interior Centro e possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da manhã.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

Na região sul, céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, períodos de chuva a partir do início da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos, que poderão ser de neve na Serra de São Mamede.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 08 e 14 graus, no Porto entre 04 e 12, em Vila Real entre 0 e 08, em Bragança entre -1 e 08, em Viseu entre 0 e 08, na Guarda entre -1 e 05, em Coimbra entre 05 e 12, em Castelo Branco entre 03 e 11, em Santarém entre 07 e 14, em Évora entre 03 e 13, em Beja entre 05 e 14 e em Faro entre 07 e 17.


Conteúdo Recomendado