Previsão de chuva para o norte e centro de Portugal

Um país de contrastes, também na meteorologia. Das máximas de 35 graus, em Faro, aos 22 no Porto, esta quarta-feira há de tudo, poucas nuvens e calor a sul a tempo ameno e chuva no norte e centro.

Para as regiões norte e centro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira céu nublado e períodos de chuva fraca, em especial junto ao mar, até ao final da manhã e pequena subida da temperatura mínima.

No sul do país, o céu vai apresentar-se com poucas nuvens durante a manhã mas com períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da tarde.

No arquipélago da Madeira, o IPMA prevê céu muito nublado e vento fraco a moderado (10 a 25 quilómetros) de nordeste.

Nos Açores, o céu vai estar nublado com possibilidade de chuva no grupo ocidental e oriental e possibilidade de formação de neblinas no grupo central.

No continente prevê-se que a temperatura atinja os 35 graus Celsius em Faro; 32 em Beja; 33 em Évora; 28 em Lisboa, 30 em Santarém, Castelo Branco e Portalegre; 29 em Bragança; 25 em Coimbra; 23 em Viana do Castelo e 22 no Porto.

Exposição ao sol

Segundo o IPMA, sete regiões do país apresentam risco “Muito Elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Bragança, Portalegre, Évora, Beja e Faro, no continente, e Funchal e Porto Santo, no arquipélago da Madeira, estão hoje expostas ao risco ‘Muito Elevado’, segundo o IPMA.

Sete outras regiões podem vir a atingir o nível “Elevado” de exposição à radiação ultravioleta: Vila Real, Braga, Aveiro, Viseu e Castelo Branco, no continente, e na ilha das Flores e ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.

Para as regiões com risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Elevado’), 8 a 10 (‘Muito Elevado’) e superior a 11 (‘Extremo’).


Conteúdo Recomendado