Guarda está hoje em risco muito alto de exposição à radiação UV

Onze regiões do país apresentam hoje risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação ultravioleta, enquanto outras doze estão com níveis ‘Altos’, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA informa na sua página da internet que as regiões de Beja, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lisboa, Portalegre, Porto Santo, Santarém, Setúbal e Sines apresentam risco Muito Alto enquanto Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Penhas Douradas, Porto, Sagres, Viseu, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) apresentam risco alto de exposição à radiação UV.

Em risco moderado estão ainda as regiões de Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Bragança.

Para as regiões com níveis muito alto e alto, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que dois, em que o UV é Baixo, quatro a cinco (Moderado), seis a sete (Alto), oito a dez (Muito Alto) e superior a 11 (Extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas até ao início da manhã, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, passando a aguaceiros que diminuem de intensidade e frequência a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando de sudoeste, soprando moderado no litoral oeste e moderado a forte nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes nas vertentes norte e nas zonas montanhosas, vento fraco a moderado de noroeste e pequena descida da temperatura máxima.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, descida da temperatura do ar, aguaceiros fracos e vento noroeste fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 15 e 22 graus Celsius, no Porto entre 14 e 18, em Vila Real entre 11 e 19, em Bragança entre 09 e 19, em Viseu entre 10 e 17, na Guarda entre 11 e 15, em Coimbra entre 13 e 19, em Castelo Branco entre 13 e 21, em Santarém entre 13 e 23, em Évora entre 11 e 23, em Beja entre 12 e 23, em Faro entre 16 e 23, no Funchal entre 19 e 22, em Ponta Delgada entre 13 e 18 e na Horta e Santa Cruz das Flores entre 13 e 17.


Conteúdo Recomendado