A marca “Guarda: a Cidade Natal” é já uma referência nacional, realçou o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, na abertura do evento. A atração de visitantes e o desenvolvimento da economia local são os principais objetivos da iniciativa que, para o presidente, não é encarada como prejuízo mas um investimento.
A Praça Luís de Camões, iluminada por uma árvore de 13 metros, é o epicentro das atividades natalícias, onde se encontram também a Pista de Gelo, o Carrossel Parisiense e a Casa do Pai Natal.
A edição deste ano aposta na recriação de espaços associados às tradições natalícias, atividades para os mais novos e no estímulo do comércio local.
Além da criação de um “Jardim de Presépios”, desenvolvido por instituições sociais da região, escolas e jardins de infância, será recriada a jornada dos Reis Magos pela primeira vez. Quem visitar o Largo João de Almeida, entre os dias 1 e 25 de dezembro, poderá encontrar Baltasar, Gaspar e Belchior acampados numa tradicional tenda Berbere. Acompanhando-os na jornada que têm pela frente, estão os seus respetivos dromedários. No mesmo local, não esquecendo o costume, será ainda ateado o madeiro de Natal, na tarde do dia 24.
Todos os dias, por volta das 15 horas, haverá a Hora do Conto, e uma rua inteira dedicada à doçaria da época.
Este ano, a loja com a melhor decoração natalícia será premiada em concurso com mil euros, numa iniciativa da ACG – Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda em parceria com o Município da Guarda.
Pode consultar todas as informações sobre evento aqui.