CEG Business Startup apresentado na Associação Comercial da Guarda

O Auditório da ACG – Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda acolheu ontem o Seminário de Apresentação CEG Business Startup, que teve como tema principal o empreendedorismo.

Pela ocasião, António Leitão Gomes, do IAPMEI, apresentou as candidaturas de Vale Incubação, que visam apoiar startups, com declaração de interesse de uma incubadora acreditada, durante 12 meses em programas de incubação física, sendo que as candidaturas podem ser feitas até dia 30 de dezembro de 2016. O CEG Cowork Empresarial da Guarda, com sede na ACG, é a única incubadora certificada no distrito da Guarda.

Pedro Maranha, Presidente da Incubadora WRC, fez uma intervenção sobre empreendedorismo, incubação e mecanismos de aceleração.

A apresentação do projeto da ACG, enquadrado nos Sistemas de Apoios às Ações Coletivas (SIAC), CEG Business Startup foi realizada por Teresa Paiva, do Instituto Politécnico da Guarda.

O projeto assenta em três atividades fundamentais, nomeadamente Bolsa de Ideias, onde se pretende identificar, caracterizar e divulgar oportunidades de negócio em áreas estratégicas, com elevado potencial de desenvolvimento, capazes de estimular a criação de novas empresas e a inovação em negócios relevantes já existentes; Roteiro do Empreendedor, que pretende garantir que os empreendedores acedam a um conjunto de competências e instrumentos que lhes permitam uma gestão eficaz e eficiente dos seus negócios rumo ao sucesso e ao crescimento empresarial gerador de riqueza e de emprego na região e Programa de Empreendedorismo que irá estimular, incentivar a criação e o desenvolvimento de projetos empreendedores com grande potencial de crescimento, através de um aconselhamento empresarial e mentoring e um concurso de empreendedorismo, no qual destacamos o valor de prémios na totalidade de 9 mil euros.

O Presidente da ACG, Miguel Alves, fez o enquadramento ao regulamento do CEG Cowork Empresarial, realçando que a representação empresarial, o poder local e central e as instituições de ensino superior devem unir esforços numa estratégia consertada com único objetivo de viabilizar um ecossistema empreendedor capaz tecnicamente de responder às necessidades do território.

No final da sua intervenção desafiou ainda o distrito a implementar uma estratégia propícia à ambição de uma futura incubadora de empresas na Guarda.

Os empreendedores que se pretendam instalar no CEG Cowork Empresarial podem consultar o regulamento do mesmo e preencher o formulário de pré-inscrição que se encontra disponível em www.acg.pt e na página oficial do facebook da Associação.

 

 


Conteúdo Recomendado